Frente cobra mais recursos para a saúde



Durante a sessão plenária desta quarta-feira (5), o presidente José Sarney foi presenteado com um buquê de flores. O arranjo foi oferecido pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS), para marcar a passagem dos 23 anos da Constituição de 1988, promulgada quando Sarney era presidente da República.

O deputado disse que as flores também tinham o objetivo de sensibilizar o Senado e o governo sobre os temas relacionados à saúde.Darcísio Perondi pediu urgência na regulamentação da Emenda 29. O projeto que regulamenta a emenda foi aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado e voltou para análise do Senado. Pelo texto da Câmara, a União deve gastar com saúde tudo o que foi empenhado no ano anterior, mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB).

Darcísio Perondi solicitou que os senadores restabeleçam o texto original do Senado, aprovado há três anos, que obriga a União a gastar o equivalente a 10% de suas receitas brutas com saúde. Segundo Perondi, a medida representaria R$ 31 bilhões a mais no orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) apoiou a iniciativa, classificou a entrega das flores como "um gesto bonito" e pediu a Sarney rapidez no exame da matéria.

- O Brasil precisa muito de recursos para a saúde pública - disse o senador.



05/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Deputado cobra mais recursos para a saúde e diz que recorrerá ao Judiciário para garantir cumprimento da Emenda 29

Frente da Saúde pede apoio de Lobão para preservação dos recursos do setor

CARLOS PATROCÍNIO COBRA RECURSOS PARA A SAÚDE

Recursos para saúde: Ana Rita cobra regulamentação da Emenda 29

Frente Parlamentar pede mais R$ 8 bi para a saúde e ameaça com obstrução

Frente Parlamentar da Saúde quer evitar uso de recursos do SUS em ano eleitoral