Frente do Idoso defende uniformização da gratuidade em ônibus



A Frente Parlamentar de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa reuniu-se, nesta terça-feira (3), para debater o passe livre para idosos nas viagens municipais, intermunicipais e interestaduais. O conflito entre o Estatuto do Idoso, que considera idosos os que têm a partir de 60 anos, e a Constituição Federal, que considera assim os maiores de 65 anos, causa problemas. No fim, o benefício para os que estão entre as duas definições acaba dependendo das leis estaduais, e estas não são uniformes.

A defensora pública do Distrito Federal Paula Ribeiro sugeriu que o Parlamento atue para uniformizar essas e outras questões na legislação.

O defensor público de Goiás Adriano Christian contou o exemplo de seu estado, onde a gratuidade vale para pessoas a partir dos 65 anos, com renda inferior a três salários mínimos, limitada a quatro viagens por mês.

Apesar de a lei estadual goiana ser classificada como um sucesso, o defensor defendeu a ampliação do número de viagens mensais e a alocação de mais recursos orçamentários para tratar dos assuntos da pessoa idosa.

- Poder viajar quatro vezes por mês parece favor. Lugar de idoso é no orçamento. Não adianta viabilizar direitos se não se tem estrutura para assegurá-los - declarou.

Flavio Ramires, ex-secretário executivo do Conselho Nacional do Idoso, defendeu os fundos nacional, estadual e municipal do idoso. Para ele, esses fundos são fundamentais para a alocação de recursos a serem utilizados em ações que tirem da invisibilidade essa parcela crescente da população.

A frente parlamentar mista foi criada em março para defender os direitos dos idosos e propor medidas que proporcionem melhores condições de vida a essa população. A coordenadora da frente é a deputada Flávia Morais (PDT-GO).



03/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Idosos terão gratuidade nos ônibus intermunicipais rodoviários de SP

Idosos terão gratuidade nos ônibus intermunicipais rodoviários de São Paulo

CAS ANALISA CONCESSÃO DE GRATUIDADE AO IDOSO EM EVENTOS CULTURAIS

Gratuidade de transporte para idoso será discutida na CAE

Paim aplaude STF por confirmar gratuidade de passagens em ônibus interestaduais para idosos

Audiência discutirá concessâo de gratuidade ao idoso em eventos culturais