Frente Parlamentar defende carvão da região da campanha
Os participantes da audiência pública realizada em Candiota pelas comissões de Finanças e Planejamento da Assembléia Legislativa e da Câmara de Vereadores do município, aprovaram a formação de uma frente parlamentar para defender uma política de investimentos para a geração de energia a partir do carvão extraído da região da Campanha. A frente terá a participação de deputados estaduais e federais, senadores, além de prefeitos e vereadores.
A audiência, que teve a presença da secretária de Minas e Energia do Estado, Dilma Roussef, reuniu mais de uma centena de trabalhadores de Candiota e municípios vizinhos, prefeitos, vereadores, representantes do Governo do Estado e de empresas públicas e privadas do setor energético. Ao final da reunião, presidida pela deputada Cecilia Hypolito (PT), na sede do Sindicato dos Mineiros, foi aprovada uma moção de apoio à manutenção da Conta Consumo de Combustível (CCC) e da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que fará parte da Carta de Candiota. O documento será enviado ao presidente Fernando Henrique Cardoso, ao Congresso Nacional,ao Ministério de Minas e Energia e à Câmara de Gestão da Crise Energética.
Dilma Roussef afirmou que o estímulo à exploração de carvão para gerar energia está entre as prioridades do projeto de desenvolvimento do governo gaúcho para o Estado. “O carvão é estratégico para se garantir geração de energia com tarifas adequadas. Por isso, as discussões desta audiência são importantes.”
Ela se disse preocupada com a extinção do CCC, uma espécie de subsídio para as empresas geradoras de energia. Por iniciativa do governo federal, o CCC sofrerá redução gradativa até 2005. “O fim desse subsídio comprometerá a produção energética em termelétricas a carvão, o que considero um efeito terrível para o país”, afirmou.
A deputada Cecilia Hypolito considerou que a realização da audiência em Candiota foi uma feliz coincidência. “A Assembléia Legislativa aprovou na quarta-feira passada a proposta para a capitalização da Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM). Com isso, a CRM estará saneada financeiramente e poderá ampliar sua produção com recursos obtidos no mercado. Além disso, o legislativo se redimiu com a região ao apoiar desta vez a medida”, afirmou. A CRM é a maior produtora de carvão mineral do Estado
Para Cecilia, as resoluções da audiência foram acertadas. “A questão energética é tão importante para a região, pela geração de empregos, quanto é para o país, neste momento de crise”, avaliou.
A audiência teve a presença do presidente da CRM, José Alcides Ferreira, do presidente da Copelmi (Companhia de Pesquisa e Lavras Minerais), César Faria, do coordenador do Gabinete da Metade Sul, Luiz Henrique Schuch, do gerente da CEEE (Companhia Rio-grandense de Energia Elétrica) de Bagé, Cezar Augusto Gomes Scolcon, da gerente regional da Fepam, Lucia Anelo, do diretor da CGTE, Antônio Pereira de Souza, do prefeito em exercício de Candiota, Marcelo Gregório. A audiência pública faz parte da interiorização da Comissão de Finanças, que já realizou neste ano reuniões em Charqueadas e Pelotas.
09/17/2001
Artigos Relacionados
Frente Parlamentar vai defender carvão da região da campanha
Frente Parlamentar lança campanha pela aprovação de projetos em favor da criança e do adolescente
Frente Parlamentar da Agropecuária defende mudança na lei ambiental
Ideli toma posse na presidência de frente para ampliar uso do carvão mineral como fonte de energia
Instalada Frente Parlamentar Pró-Municípios
Frente Parlamentar do Turismo é lançada