Frente Parlamentarista reúne-se na terça-feira
A Frente Parlamentarista criada pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) será instalada nesta terça-feira (5), a partir das 14h30, na sala da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Além de uma agenda de trabalho, será apresentada cartilha explicando os principais pontos do parlamentarismo.
Até o dia 29 de maio, além de Collor, 14 senadores haviam aderido à frente: Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Arthur Virgílio (PSDB-AM), César Borges (DEM-BA), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Expedito Júnior (PR-RO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Jefferson Péres (PDT-AM), João Vicente Claudino (PTB-PI), José Sarney (PMDB-AP), Marconi Perillo (PSDB-GO), Papaléo Paes (PSDB-AP), Paulo Paim (PT-RS), Pedro Simon (PMDB-RS) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
- O presidencialismo é a carroça do sistema político brasileiro, responsável por inúmeras crises - diz o senador e ex-presidente da República (1990-1992), que também conseguiu a adesão de 60 deputados à frente, o que soma 75 parlamentares na luta pelo parlamentarismo.
No dia 17 de abril, Collor apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 31/2007 estabelecendo que a administração do país caberá ao presidente de um conselho de ministros, cujo nome, indicado pelo presidente da República, terá de ser aprovado por maioria absoluta pela Câmara dos Deputados. O Conselho de Ministros responderá coletivamente perante a Câmara dos Deputados pela política do governo e pela administração federal. O presidente do Conselho de Ministros deverá ter idade mínima de 35 anos e terá a designação de primeiro-ministro.
Veja a PEC do parlamentarismo, a cartilha da Frente Parlamentarista e a relação dos integrantes da frente:
01/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Membros da Frente Parlamentarista
Cartilha da Frente Parlamentarista
Frente Parlamentarista dá início aos trabalhos
Frente Parlamentarista escolhe coordenadores estaduais
PALMEIRA ANUNCIA FRENTE PARLAMENTARISTA BRASILEIRA
Frente fria chega ao Estado nesta terça-feira