Funasa vacina índios com apoio do Exército no MS
Entre os dias 21 e 23 de junho, a Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Mato Grosso do Sul atende, em parceria com o Exército, as aldeias Uberaba e Porto Índio localizadas na Ilha Insua, a 350 km de Corumbá (MS). Na ilha, vivem em média 300 índios Guató, os últimos povos indígenas canoeiros que vivem às margens do Rio Paraguai e já chegaram a ser considerados extintos.
Cerca de 50 indígenas entre crianças, gestantes e idosos serão atendidos com a 2ª etapa das vacinas Tríplice Viral, Tétano, H1N1, Tetra valente Pólio e DTP. O restante da população está com a vacinação em dia.
O Exército auxilia o trabalho da Funasa oferecendo reforço no transporte, mobilizando integrantes, além de ceder o consultório para atendimento da comunidade indígena e ribeirinha.
De acordo com o coordenador regional de Mato Grosso do Sul, Flavio Britto, essas aldeias necessitam de atendimento diferenciado devido ao difícil acesso: “A Funasa tem dado atenção à essas comunidades, disponibilizamos profissionais de saúde para que esses moradores possam ter a assistência necessária”, afirma.
Todos os meses, a Funasa se desloca até à Ilha Insua, levando atendimento e assistência à saúde da população indígena.
Fonte:
Funasa
Saiba mais sobre a Funasa no Portal Brasil.
21/06/2010 21:13
Artigos Relacionados
Audiência na CAS discute atendimento da Funasa aos índios
Funasa envia equipamentos para atender índios no Acre
Mozarildo elogia decisão da Funasa de retomar atendimento aos índios
Diretor da Funasa defende parcerias para tratar da saúde dos índios
Mozarildo homenageia índios e Exército
Mozarildo: consultor diz que índios e Exército não podem fechar rodovia