Mozarildo elogia decisão da Funasa de retomar atendimento aos índios



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) parabenizou a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nesta quarta-feira (4) pela decisão de retomar as ações de saúde nas comunidades indígenas de Roraima. Segundo ele, a Funasa vinha sofrendo um "desmonte", que teve início com a demissão dos agentes conhecidos como "mata-mosquitos", que atuavam no combate a endemias como a dengue e a malária.

Mozarildo apontou que a municipalização do atendimento aos indígenas não aconteceu.

- Os municípios receberam a responsabilidade pelo atendimento de saúde, mas não receberam os recursos que o governo federal deveria repassar - afirmou.

Com base em notícias publicadas em jornais de Roraima, Mozarildo denunciou também a aplicação indevida dos recursos repassados a organizações não-governamentais (ONGs). Ele explicou que o atendimento de saúde aos indígenas foi privatizado e transferido para ONGs, que não utilizam a maior parte dos recursos na assistência primária.

De acordo com o senador, apenas 40% dos recursos são efetivamente aplicados no atendimento básico, enquanto 60% são gastos em despesas administrativas.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência na CAS discute atendimento da Funasa aos índios

Mozarildo elogia projeto que amplia acesso de negros e índios à universidade

Funasa vacina índios com apoio do Exército no MS

Mozarildo elogia decisão de Garibaldi de suspender leitura de MPs por 45 dias

Mozarildo pede que Raposa Serra do Sol abrigue índios e não-índios

Funasa envia equipamentos para atender índios no Acre