Mozarildo homenageia índios e Exército



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) registrou a passagem do Dia do Índio, comemorado nesta sexta-feira (19), pedindo uma reflexão sobre a situação desse grupo étnico e apontando injustiças e equívocos que, em sua opinião, vêm sendo cometidos contra as comunidades indígenas ao longo da história brasileira.

O parlamentar chamou a atenção para aquilo que apontou como excessiva intromissão de organismos internacionais na realidade das comunidades indígenas. Para ele, a ingerência externa e a omissão das autoridades governamentais têm gerado o abandono dos índios e uma visão distorcida sobre as condições em que eles vivem.

- Existe omissão por parte dos governos e um excesso de especialistas sobre a situação indígena. São muitos os que falam por índios mas moram no exterior ou no litoral, em Ipanema, e nunca viveram de perto o que acontece em uma tribo ou aldeia - criticou.

Mozarildo exemplificou com notícias de revistas especializadas e de jornais segundo as quais cientistas de uma organização não-governamental (ONG) estariam coletando sangue de índios da reserva Ianomami, clandestinamente, com vistas a estudos sobre o material genético dos indígenas.

O senador disse que muitas ONGs visam, na verdade, a apropriação das riquezas da flora e da fauna brasileira e utilizam a defesa dos índios como pretexto para tal fim. Mozarildo pediu que o governo não faça apenas a demarcação das reservas indígenas, mas atente para a necessidade de programas de apoio e integração dos índios à sociedade brasileira.

Marechal Rondon

O senador aproveitou para elogiar o trabalho do Exército brasileiro, ressaltando o apoio da instituição às comunidades indígenas, a defesa do território nacional e a promoção da integração do país. Ele homenageou a figura do Marechal Cândido Rondon como precursor do movimento indigenista, lembrando que foi com o militar que se iniciaram os programas sociais de apoio ao índio e que se consolidou a presença do Exército em todos os rincões do país.



19/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo: consultor diz que índios e Exército não podem fechar rodovia

Mozarildo pede que Raposa Serra do Sol abrigue índios e não-índios

Funasa vacina índios com apoio do Exército no MS

Maguito homenageia o Dia do Exército

Tuma homenageia Dia do Exército

Mozarildo comemora Dia do Exército e Dia do Índio