FUNDO DA POBREZA PODERÁ SER VOTADO EM JANEIRO



Constante da pauta de matérias que aguardam deliberação no período de convocação extraordinária do Legislativo, a proposta de emenda constitucional 67/99 cria o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza para propiciar a todos os brasileiros acesso a níveis dignos de subsistência. De autoria do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, ela foi apresentada com o argumento de que "a desigualdade na distribuição de renda no Brasil é a matriz dos problemas que assolam nossa sociedade".
Na opinião do presidente do Senado, essa desigualdade gera elevados índices de pobreza e miséria, não condizentes com a pretensão brasileira de tornar-se uma nação próspera, respeitada e influente no cenário internacional. O fundo deverá vigorar de 2000 a 2010 e seus recursos serão aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço de renda familiar e outros programas de interesse social voltados para a melhoria da qualidade de vida.
Conforme a proposta, o fundo será formado por parcelas de diversos tributos e contribuições atualmente existentes, entre eles, 10% dos recursos do Fundo de Estabilização Fiscal; 2% do imposto sobre operações de crédito; 3% do imposto de importação; 1% do imposto de renda próprio dos estados; 1% do imposto de renda próprio dos municípios com mais de 500 mil habitantes, além de contribuições voluntárias.
Para o presidente do Senado é um engano afirmar que o combate à pobreza prescinde de novas fontes de recursos. Ele citou estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segundo o qual para se reduzir o nível de pobreza a 10% da população esperando-se apenas pelo crescimento econômico o Brasil teria que crescer a quase 10% ao ano até 2010, o que, para Antonio Carlos Magalhães, é uma "taxa obviamente inatingível". Ele também lembrou que a fórmula de utilizar o crescimento como único meio de combater a pobreza já gerou, no Brasil dos anos 70, uma das maiores concentrações de renda do planeta.

03/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


FUNDO DA POBREZA PODERÁ SER VOTADO EM JANEIRO

FUNDO DA POBREZA PODERÁ SER VOTADO EM JANEIRO

FUNDO DA POBREZA PODERÁ SER VOTADO EM JANEIRO

FUNDO DE TELECOMUNICAÇÕES PODERÁ SER VOTADO EM JANEIRO

ALCÂNTARA: FUNDO CONTRA A POBREZA SERÁ VOTADO LOGO

FUNDO DE COMBATE À POBREZA SERÁ VOTADO NESTA QUARTA-FEIRA