Fundos para perdas com ICMS têm de ser 'constitucionalizados', diz Puccinelli



Durante a audiência que o Senado realiza para discutir a proposta de reforma do ICMS, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, reiterou uma das principais preocupações entre os estados: os dois fundos a serem criados - um para compensar a perda de receitas com as mudanças no ICMS e outro para atuar como fundo de desenvolvimento regional substituindo o ICMS como instrumento de atração de investimentos privados - precisam, na avalição dele, ser "constitucionalizados".

VEJA MAIS

O receio é que aconteça com diversos estados o que ocorreu com a Lei Kandir, criada para compensar as perdas decorrentes da isenção de ICMS, destinada a estimular as exportações. Para diversos governadores, a aplicação da Lei Kandir não foi suficiente para compensar as perdas nos últimos anos.

– Como acreditar que teremos, por exemplo, um fundo de desenvolvimento regional se ele não for constitucionalizado? A Lei Kandir é um [mau] exemplo do que pode acontecer – argumentou Puccinelli..

Ao insistir que os dois novos fundos precisam fazer parte do Orçamento-Geral da União, o governador de Mato Grosso do Sul disse que, se isso não ocorrer, "o Centro-Oeste, o Norte e o Nordeste serão liquidados, apesar das boas intenções do governo".

Sobre as críticas à chamada guerra fiscal, Puccinelli questionou se a prática é realmente nociva ao desenvolvimento do país. Ele afirmou que essas ações trouxeram vantagens para diversos estados menos industrializados, "representando um grande instrumento de desenvolvimento regional ao longo dos últimos anos".

– Será que é mesmo guerra fiscal? – questionou ele.

A audiência está sendo realizada pela CAE na sala 19 da Ala Senador Alexandre Costa e pode ser acompanhada pelo site da TV Senado.

Mais informações a seguir



19/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Puccinelli diz que proposta que unifica ICMS liquidaria o Centro-Oeste

Reforma tributária: Camata apóia constitucionalização dos fundos para compensar perdas

CAE aprova regras para compensar estados por perdas do ICMS

Compensação de perdas com unificação do ICMS é preocupação para o Nordeste

CAE pode votar compensação para perdas dos estados com reforma do ICMS

MP 599/2012 prevê auxílio de R$ 8 bi anuais para compensar perdas do ICMS