Fundos regionais vão priorizar o investimento em microempresas
Fundos regionais vão priorizar o investimento em microempresas
O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Ministério da Integração Nacional e operado pelo Banco do Nordeste, poderá ser usado na implantação e criação de empreendimentos. A estratégia de direcionar recursos do fundo aos mini e pequenos produtores, micro e pequenas empresas foi anunciada nesta quinta-feira (10) pelo ministro da Integração, Fernando Coelho, durante a 13º reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) , em Recife (PE).
Nesse caso, serão beneficiadas as empresas com receita operacional bruta anual de até R$ 2,4 milhões, grupo que concentra produtores rurais, além de empreendedores individuais, microempresa, empresas de pequeno e médio porte. A taxa de juros anual varia de 5% a 8,5%, com bônus de adimplência de 25%, reduzindo esses juros de 3,75 a 6,375%.
A proposta prevê uma redução na fração desse fundo para os grandes empreendimentos a no máximo 20%, ampliando a margem dos micros e pequenos de 40% para, no mínimo, 51%. O benefício se estende à área de atuação da Sudene — os 9 estados do Nordeste e o estado de Minas Gerais.
Na reunião, também foi aprovada a restrição do financiamento de bens importados com índice de nacionalização inferior a 60%, cujos similares nacionais possam atender às demandas do investimento.
A partir dessa proposta, a intenção do governo é melhorar o direcionamento da aplicação dos recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO), e dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e da Amazônia (FDA) para valorizar a indústria nacional.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
10/11/2011 20:57
Artigos Relacionados
Valadares quer priorizar educação para reduzir desigualdades regionais
TEBET DESTACA MUDANÇAS PROPOSTAS AOS FUNDOS CONSTITUCIONAIS REGIONAIS
TEBET: JUROS ALTOS DESVIRTUAM PAPEL DOS FUNDOS REGIONAIS
Fundos Regionais e Incentivos Fiscais terão nova forma de monitoramento
Jereissati apresenta projeto para "proteger" fundos constitucionais regionais de inadimplência
SENADOR ELOGIA E CRITICA MP QUE MODIFICA A POLÍTICA DE JUROS PARA OS FUNDOS REGIONAIS