Garibaldi cobra solução para taxa de juros, carga tributária e gastos públicos



Ao criticar as taxas de juros, a carga tributária e os gastos públicos elevados no país, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) cobrou, nesta segunda-feira (17), da classe política um consenso para que os problemas decorrentes da atual política econômica adotada pelo governo possam ser resolvidos.

Garibaldi condenou as altas taxas de juros em vigor no Brasil por considerar que, além de prejudicarem o crescimento, afetam também as exportações ao submeterem o real a uma valorização artificial. Ele defendeu também a elevação da arrecadação por meio do aumento da produtividade e a contenção dos gastos públicos para que o Estado possa investir em educação, saúde e infra-estrutura.

O senador criticou ainda o governo por não alterar de forma imediata a política econômica, atendendo ao pensamento dominante na sociedade.

- Repete-se já faz algum tempo a cantilena de que os juros reais praticados no Brasil são extorsivos e prejudicam o crescimento, que nossa carga tributária sufoca a produção e que os gastos governamentais precisam ser contidos para que o Estado possa investir mais em infra-estrutura- lembrou.

17/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Armando Monteiro reclama de taxa de juros e gastos públicos

Aloizio Mercadante defende austeridade nos gastos públicos e redução da taxa de juros

Garibaldi lamenta aumento da carga tributária

Dornelles aponta desafio de equilibrar carga tributária sem diminuir gastos na área social

OAB apresenta a Garibaldi proposta que visa a reduzir a carga tributária

Perillo diz que Brasil precisa diminuir juros e gastos públicos para enfrentar a crise financeira mundial