Garibaldi confessa ter ficado surpreso com avanço do projeto de transposição
Ao confessar ter ficado surpreso com o avançado estágio do programa de transposição das águas do Rio São Francisco para os estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pediu ao vice-presidente José Alencar, coordenador do grupo que está trabalhando no programa, que informasse os valores que o governo federal pretende alocar no Orçamento do próximo ano para iniciar a obra e em quanto tempo ela estaria concluída.
Alencar explicou que, como o programa ainda não chegou na fase de detalhamento dos projetos, ainda não é possível especificar valores definitivos nem prazos de conclusão. O vice-presidente acrescentou que atualmente existe um plano global que envolve três programas: o de revitalização do Rio São Francisco, o de transposição das águas para as regiões mais secas do Nordeste e o de distribuição dessa água.
Garibaldi também perguntou sobre a existência de um projeto que prepare os municípios para distribuir as águas que receberão. Ele lembrou que de nada adiantaria a transposição se não for definida uma destinação para as águas. José Alencar informou que o projeto do governo é fazer com que as águas cheguem nos diversos açudes do Nordeste. A partir daí seriam construídas adutoras para levá-las até seu ponto de destinação final.
O vice-presidente também falou sobre a viabilidade do projeto e no interesse político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em realizá-lo. Alencar estimou que os US$ 6,5 bilhões estimados para a execução da obra, se fossem divididos pelos cinco anos previstos para sua execução, significariam um investimento anual de aproximadamente US$ 1,3 bilhão. Este valor, comparou, representa 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
04/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir Amaral diz ter ficado surpreso com situação financeira da CEB
Álvaro Dias se diz surpreso com veto de FHC a projeto que inclui Sociologia no ensino médio
Garibaldi defende transposição do São Francisco
Garibaldi: avanço econômico é compatível com proteção ambiental
Garibaldi vê avanço para a sociedade com aprovação do 'Ficha Limpa'
Garibaldi recomenda avanço nas investigações antes da convocação de Dilma Rousseff