Garibaldi defende uma reforma política abrangente
O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) afirmou em Plenário, nesta segunda-feira (8), ter esperança de que o Parlamento brasileiro conseguirá cumprir seu papel e votar a reforma política. Ele disse que não devem ser providências apenas paliativas, mas uma reforma abrangente, sob a perspectiva de que o Brasil terá um novo Congresso e uma nova vida política.
Garibaldi relatou haver participado, pela manhã, da abertura do Encontro de Auditores Fiscais, organizado pela Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Na ocasião, ele proferiu uma palestra sobre o momento político brasileiro, dando destaque à necessidade da busca do aprimoramento das instituições e o saneamento da prática política brasileira.
Falando aos mais de 500 participantes do encontro, o senador avaliou que, não se deve só ao desinteresse do Poder Executivo ou à inércia dos governantes o fato de essa reforma política ainda não haver sido implementada. Para Garibaldi, uma reforma desse porte somente pode ser feita no primeiro ano de governo, caso contrário corre-se o risco de "perder o bonde da História".
Garibaldi relatou ter explicado aos auditores fiscais ser necessário que o Brasil passe, também, por uma reforma de costumes e hábitos. Segundo disse, a enorme importância da reforma não a deixa restrita apenas à modificação das normas jurídicas, ou ao ajuste da legislação eleitoral e partidária. Ela deve revestir-se, em sua opinião, em "uma verdadeira convocação nacional" pela radical mudança das práticas políticas, partindo "desde o mais simples eleitor até os investidos nas mais altas funções da República".
- Não são leis que podem sanear a vida política nacional. Não são apenas leis, livrando-a do crescente avanço da corrupção, mas a forma de eleição e de escolha dos dirigentes, pois só eleições limpas geram eleitos limpos - afirmou Garibaldi.
08/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cristovam apela por reforma política radical e abrangente
Garibaldi volta a defender reforma política
Reforma política vai garantir a continuidade da democracia, diz Garibaldi
Garibaldi diz que Congresso deve ter projeto próprio de reforma política
Garibaldi lembra responsabilidade do Congresso na discussão da reforma política
Garibaldi pede atenção dos senadores para a reforma política