Garibaldi destaca recriação da Sudene, programa do leite e transposição



Três iniciativas do governo Luiz Inácio Lula da Silva foram destacadas em Plenário, nesta terça-feira (29), pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). O parlamentar demonstrou satisfação com a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o lançamento do Programa de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite e a reformulação do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.

Ao comentar o ressurgimento da Sudene, que havia sido extinta em 2001, Garibaldi revelou sua expectativa e esperança de que o órgão possa voltar a prestar bons serviços à região. Ponderou, entretanto, que não espera -milagres- nem que a instituição exerça o mesmo papel dos anos 60, época de seu apogeu.

- Faz-se indispensável que ela possa coordenar o planejamento de ações e examinar projetos de desenvolvimento para a região - disse.

Quanto à iniciativa de estímulo à produção e ao consumo de leite, o senador registrou a satisfação de quem criou programa similar quando governador do Rio Grande do Norte. A distribuição do produto beneficiava 138 mil crianças e deficientes no estado e teria contribuído -para baixar o índice de mortalidade infantil de forma significativa-.

- O estímulo ao produtor foi tal que em oito anos a produção passou de 80 mil para 600 mil litros por mês - disse o senador, observando que o governo federal pretende oferecer ao menos um litro de leite por criança, gestante ou mãe que esteja amamentando.

Garibaldi também comemorou o anúncio feito pelo presidente Lula de revisão do projeto de transposição do São Francisco, que deverá demandar mais R$ 100 bilhões. Com a mudança, não só o Rio Grande do Norte, a Paraíba, o Ceará e Pernambuco seriam beneficiados, mas toda a Região Nordeste.

- Não tenho dúvidas de que o projeto, que tem à frente o vice-presidente da República José Alencar, vai avançar e ter sua execução - disse.

Refinaria

Uma última questão abordada pelo parlamentar foi a adoção de critérios técnicos para definição do estado nordestino que deverá receber uma refinaria da Petrobras. -A modernidade e o progresso do país só autorizam a pensar essa localização com base em estudos técnicos e não políticos-, afirmou, compartilhando de opinião já expressa hoje pelo senador Edison Lobão (PFL-MA).



29/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi lamenta indefinição sobre recriação da Sudene

Garibaldi destaca reabertura de debate sobre transposição do Rio São Francisco

Recriação da SUDAM e da SUDENE - já implementada

CAE debaterá com governo recriação da Sudene

Efraim diz que há negligência do governo na recriação da Sudene

Senadores criticam atraso na recriação da Sudene