Garibaldi diz que a lei será cumprida no Senado
O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, afirmou nesta quinta-feira (16), em entrevista à imprensa, que não cabe a ele dizer quem será demitido, mas garantiu que a lei será cumprida, referindo-se à Súmula nº 13, do Supremo Tribunal Federal, que proíbe a contratação de parentes nos Três Poderes. Garibaldi fez a afirmação ao informar que o levantamento feito junto à área administrativa para identificar os funcionários que são subordinados a parentes já está pronto. A lista, no entanto, não será divulgada.
O presidente do Senado também informou à imprensa que entrou em contato com todos os parlamentares e que já dispõe das informações sobre a existência ou não de familiares trabalhando em seus gabinetes. Garibaldi afirmou que o diretor-geral e o advogado-geral do Senado farão um trabalho conjunto "para proceder às demissões".
- Não estou aqui para dizer se fulano vai ser demitido, mas para dizer que a lei vai ser cumprida - afirmou o senador.
O presidente do Senado também relatou encontro com o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, que prometeu responder, na segunda ou na terça-feira, à consulta a respeito das contratações de parentes de senadores ocorridas antes de eles tomarem posse. Garibaldi aguarda a resposta da Procuradoria Geral para decidir a respeito dos dois casos que originaram a consulta.
Questionado a respeito da contratação de duas filhas da secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, Garibaldi afirmou:
- Creio que ela, a exemplo dos outros, já deu as informações necessárias. E diante das informações, não sendo os dois casos [objetos da consulta], o diretor vai proceder como deve proceder: demitir os servidores.
O presidente do Senado disse que não se sente isolado nem tem a percepção de que alguém está contra ele no que diz respeito à decisão de respeitar a súmula do Supremo Tribunal Federal sobre nepotismo. Ele apenas lamentou que esse tenha sido o assunto dominante no Senado nos últimos dias.
- Nós estamos tratando de um tema só. Foi esquecido o resto do mundo, até a crise do sistema financeiro, para nos dedicarmos apenas a esse tema - lamentou.
Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
Levantamento sobre funcionários subordinados a parentes deve ficar pronto nesta quinta-feira
16/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi: "missão cumprida"
Garibaldi considera praticamente cumprida súmula sobre nepotismo
Sarney: decisão do STF sobre Expedito será cumprida
ACM: DECISÃO DO SUPREMO SOBRE FGTS SERÁ CUMPRIDA
Decisão do TCU sobre salários acima do teto será cumprida imediatamente, diz Renan
Garibaldi diz que acredita que será o novo presidente do Senado