Garibaldi elogia criação do Instituto Nacional do Semi-Árido



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) elogiou a criação, pelo presidente da República, do Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa), que foi inaugurado pelo presidente e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, em Campina Grande, na Paraíba. Garibaldi informou que o Insa deverá aglutinar e coordenar os diversos órgãos e programas federais de pesquisa e desenvolvimento social no semi-árido, e disse que sua criação atende a uma reivindicação histórica da região.

Garibaldi lembrou que a seca já está assolando boa parte do semi-árido, que não pode mais ser associado à pobreza e à miséria que assolam 22 milhões de habitantes da região.

- Nosso sertão não pode continuar a ser sinônimo de falta de dinamismo econômico, de área de emigração em virtude de completa falta de recursos - disse o senador.

Garibaldi lembrou que a escassez ou a irregularidade de chuvas não pode mais ser um problema insolúvel, porque há soluções técnicas compatíveis com o clima, com os ecossistemas locais e com os potenciais hídricos - é preciso, no entanto, investimento. Ele afirmou que as altíssimas produtividades alcançadas pelo estado da Califórnia, nos Estados Unidos, e pelas áreas desérticas de países como China, Índia, Israel e Chile atestam que é possível alcanças auto-suficiência em vários tipos de culturas e até produzir para exportação.

Também as regiões irrigadas de Petrolina, em Pernambuco, Juazeiro, na Bahia, e o Vale do Açu, no Rio Grande do Norte, disse o senador, demonstram que é possível obter altas taxas de produtividade no semi-árido. O senador espera que haja uma perfeita integração entre os diferentes órgãos e instituições que atuam na área, como a Embrapa, e os próprios governos estaduais do Nordeste.

O Insa terá R$ 1,3 milhão, dinheiro proveniente do Ministério da Ciência e Tecnologia e do governo da Paraíba, além de R$ 5,3 milhões de fundos de investimento. O semi-árido ocupa 11,5% do território nacional, e já em 1522 se detectou uma grande seca na região.



24/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada criação do Instituto Nacional do Semi-Árido

Suassuna quer instalação do Instituto do Semi-Árido em município da Paraíba

Garibaldi: jovens no semi-árido nordestino dependem de aposentadorias rurais

CDR vai debater atuação do Dnocs no semi-árido nordestino

Antônio Carlos Valadares destaca produção de uva do semi-árido nordestino

Heloísa quer solução para dívidas dos produtores do semi-árido