Garibaldi pede mais investimentos em infra-estrutura
Em discurso na sessão plenária desta quarta-feira (26), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) criticou o pequeno volume de investimentos em infra-estrutura no país, particularmente para o saneamento básico nos municípios.
O senador informou que o superávit primário no primeiro semestre deste ano foi de 3,87% do Produto Interno Bruto (PIB), inferior aos 4,18% verificado no mesmo período de 2005. Essa diminuição poderia significar um fato positivo, se fosse conseqüente de maior volume de investimentos em infra-estrutura, "mas é dado preocupante" porque se deve ao aumento de 14% das despesas do governo, conforme o senador.
- Isso diminui a capacidade do estado brasileiro e da gestão pública - avaliou Garibaldi.
O senador salientou que a falta de investimentos na infra-estrutura gera muitos problemas para o país, como a falta de saneamento básico em municípios brasileiros, o que colabora para problemas de água e causa os mais variados tipos de doenças. Citou também os problemas da malha rodoviária, que está mal conservada, "em situação lamentável e em petição de miséria".
Quanto às ferrovias, o senador disse que praticamente são inexistentes, e apontou ainda problemas com os portos, que não atendem à demanda. Disse que o Brasil tem também deficiência no abastecimento de água e um déficit habitacional de mais de 7 milhões de residências.
- Não se pode falar em cortar gastos sem se discutir a qualidade desses gastos. Atualmente, as despesas com investimentos nunca estiveram tão baixas. Estão em 1% do PIB - afirmou o senador, que pediu maior eficiência da máquina pública e uma reserva orçamentária específica para esses setores que não sofra cortes nem contingenciamento por parte do Executivo.26/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi quer mais investimentos em infra-estrutura, educação e tecnologia
Alvaro Dias pede mais investimentos em infra-estrutura para evitar "apagão" logístico
Serys pede investimentos em infra-estrutura no Mato Grosso
Serys pede investimentos em infra-estrutura no Mato Grosso
Delcidio quer mais investimentos em infra-estrutura
Suassuna cobra mais investimentos em infra-estrutura na Paraíba