Garibaldi pede manutenção do Programa Bolsa-Renda



Ao comentar que as chuvas que caíram no Nordeste são insuficientes para comprovar a chegada do inverno na região, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) pediu nesta segunda-feira (10) ao governo federal a manutenção do Programa Bolsa-Renda, que beneficia com R$ 30 mensais famílias carentes dos municípios em estado de calamidade. Ele informou que existe a possibilidade de o programa, criado no governo Fernando Henrique Cardoso, ser extinto em abril.

- Gostaria de pedir cautela na desativação do Programa Bolsa-Renda. O Nordeste não está precisando apenas desta bolsa-renda. Eu queria estar pedindo a continuidade do Pró- Água, do Programa de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Turismo (Prodetur) e de tantos outros que possibilitam à região se apresentar de forma diferente diante da nação. Mas até mesmo as soluções consideradas paliativas estão sendo deixadas de lado - lamentou Garibaldi Filho.

Segundo o senador pelo Rio Grande do Norte, o Bolsa-Renda beneficia, apenas no seu estado, 113.501 famílias de 70 municípios. Em todo o Nordeste, acrescentou Garibaldi, até fevereiro do ano passado foram pagas 6,6 milhões de bolsas. Ele lembrou que, sem a chegada do inverno na região, o programa vem sendo uma das poucas oportunidades para milhares de famílias enfrentarem a seca.

Garibaldi Filho também cobrou soluções efetivas que permitam ao morador do semi-árido da região nordestina conviver com a seca. Ele registrou que desde 1930, com a criação do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), se busca uma solução para o problema.

- Na verdade, não se trata de combater, mas de conviver com a seca, já que não existe possibilidade de acabar com ela. Hoje nem temos ainda o inverno, as chuvas benfazejas, nem uma ação definitiva que dê tranqüilidade ao povo nordestino. E até mesmo as soluções paliativas estão sendo deixadas de lado - afirmou Garibaldi Filho.



10/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi pede mudanças no programa Bolsa-Família

Programa que complementa renda do Bolsa Família abre pagamentos no RJ

Instituído o Programa Bolsa-Renda para agricultores familiares

Mauro Miranda pede a governo que concentre recursos no programa bolsa-escola

Garibaldi pede pressa na implantação do Programa Nacional de Segurança

SUPLICY PEDE A ANTHONY GAROTINHO QUE ADOTE PROGRAMA DA RENDA MÍNIMA