Garibaldi pede revisão nos repasses do Fundeb para os municípios



Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) defendeu que o Senado Federal modifique o projeto de lei de conversão (PLV) 7/07, originário da Medida Provisória 339/06, que trata do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Segundo o parlamentar, um "erro fatal" nos cálculos do projeto prejudica os municípios, já tão penalizados pela falta de recursos.

Garibaldi contou que participou, nesta terça-feira, da reunião dos senadores com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A entidade requer alterações nos chamados "pesos orçamentários", para que haja repasse diferenciado dos percentuais de distribuição para creches, pré-escolas e ensino fundamental, e que se cumpra a transferência de recursos para o custeio do transporte escolar.

A CNM defende que a definição em lei dos fatores de ponderação para as etapas e modalidades da educação básica considere o peso 1,2 para as creches, 1,1 para a pré-escola e ensino médio e 1,0 para o ensino fundamental. Hoje, por exemplo, em relação às creches, o peso utilizado é de 0,8, o que penaliza os municípios, entes federativos responsáveis pela educação infantil.

- É preciso que o Senado modifique o projeto, sob pena de o quadro ir se agravando e se tornar insolúvel para o país. As prefeituras já atravessam uma situação das mais delicadas. Muitos municípios não sabem como pagar as obrigações mais elementares - disse Garibaldi.

Em aparte, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) observou que os prefeitos precisam ter condições financeiras de governar de fato seus municípios. Já o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que "são os municípios que fazem esse país", e que, por isso, eles "merecem mais consideração".

O senador Mário Couto (PSDB-PA), por sua vez, cobrou a aprovação do aumento de um ponto percentual no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A medida foi autorizada pelo governo federal, mas aguarda deliberação da Câmara dos Deputados.



08/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM pede mais recursos do Fundeb para municípios

Garibaldi pede revisão de critérios para permissionários da pesca da lagosta

Senado rejeita alterações dos deputados em MP que limita deduções para compensar repasses do Fundeb

Municípios têm até sábado para solicitar recursos do Fundeb

Arthur Virgílio sugere repasses maiores para municípios

ADEMIR CRITICA REDUÇÃO DE REPASSES PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS