Garibaldi quer dar mais transparência ao processo legislativo
Com isso, o cidadão interessado no conteúdo do projeto, contrário à sua aprovação ou empenhado em modificá-lo poderá fazer chegar ao senador por ele eleito, ao relator da matéria ou a um parlamentar envolvido com o assunto suas idéias a respeito da mudança em estudo. O que hoje é feito via e-mail, carta, telefone ou pessoalmente, poderá ser feito num tempo mais curto, visto que o texto em exame e os pareceres e emendas a ele concernentes serão conhecidos on-line.
A secretária-geral do Senado, Claudia Lyra, informa que, a cada ano, aumenta de forma extraordinária a demanda por informações sobre o processo legislativo, informações essas que precisam estar disponíveis não só para os parlamentares e órgãos da Casa, mas para as instituições públicas e privadas e, sobretudo, para qualquer cidadão brasileiro. A idéia é que essas informações passem a ser oferecidas pela Internet no momento em que forem produzidas.
De acordo com Claudia Lyra, a mudança em estudo contribuirá também para a integração dos vários sistemas e bancos de dados existentes no Senado, o que propiciará não só agilidade ao processo legislativo, mas segurança e confiabilidade às informações e, conseqüentemente, maior visibilidade da instituição junto a uma sociedade cada vez mais integrada às novas tecnologias.
A comissão de funcionários encarregada de modernizar o processo legislativo foi instituída por Garibaldi Alves no dia 14 de fevereiro deste ano e deve encerrar seus trabalhos no mês de junho. Aproximar o cidadão do Parlamento e racionalizar a atividade legislativa, tornando-a mais compreensível para o cidadão, é uma meta defendida pelo presidente do Senado desde seu discurso de posse, feito em dezembro do ano passado.
30/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi quer priorizar projetos que recuperem imagem do Senado e melhorem processo legislativo
LOBÃO QUER APERFEIÇOAR PROCESSO LEGISLATIVO
João Luiz quer Legislativo acompanhando processo de afastamento de Augustin
Garibaldi diz que Legislativo deve dar mais celeridade aos trabalhos
Garibaldi cobra mais ação do Poder Legislativo
Avanços tecnológicos dão mais agilidade a processo legislativo e rotinas internas