LOBÃO QUER APERFEIÇOAR PROCESSO LEGISLATIVO



O senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu nesta sexta-feira (dia 01) o aperfeiçoamento do processo legislativo brasileiro que, segundo ele, não tem a rapidez e a eficiência exigidas pela sociedade. Como exemplo, ele citou seu próprio projeto de lei que cria o Programa de Incentivos à Energia Renovável (Pier), que foi copiado pelo Executivo e reapresentado como iniciativa oficial, o que, segundo ele, não é um fato raro.
A solução que o senador propõe para "o desvencilhamento dos nós", é a mesma que ele próprio apontou em pronunciamento de maio passado: as lideranças no Senado e na Câmara poderiam reunir-se, sempre que preciso, para decidir quais os projetos, em ambas as Casas, que mereceriam uma tramitação rápida, sem embaraços regimentais.
Edison Lobão lembrou que o senador José Jorge (PFL-PE) também é autor de projeto semelhante ao Pier:
- Nada a reclamar quanto ao mérito, pois os objetivos visados pelo meu projeto e pelo do senador José Jorge teriam sido quase todos alcançados. O que mais uma vez se observa, porém, é a absoluta prevalência do Executivo sobre o Legislativo no processo legislativo, o que parece um contra-senso - criticou Lobão.
Além da "lastimável lentidão da tramitação legislativa", Lobão lamentou que os órgãos especializados do Poder Executivo "não tomem o menor conhecimento dos estudos que aqui fazemos, apesar da transparência da nossa atuação política, inserida e registrada até mesmo na Internet. " - encerrou o senador maranhense.

01/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão destaca lançamento de livro sobre processo legislativo

Lobão Filho apresenta propostas para ampliar participação e modernizar processo legislativo

Lobão propõe democratização da participação parlamentar, modernização e maior celeridade do processo legislativo

Garibaldi quer dar mais transparência ao processo legislativo

João Luiz quer Legislativo acompanhando processo de afastamento de Augustin

Garibaldi quer priorizar projetos que recuperem imagem do Senado e melhorem processo legislativo