Garibaldi reúne líderes para decidir sobre CPI dos Cartões



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, reúne os líderes partidários às 11h desta terça-feira (4) para discutir, entre outros assuntos, a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará o uso de cartões corporativos pelo governo. Garibaldi Alves disse que acredita na preservação do acordo que indicou Marisa Serrano (PSDB-MS) para a presidência da CPI, com a destinação da relatoria para o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

VEJA MAIS

O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), contudo, insiste numa troca. Ele quer a presidência da CPI para a bancada do governo, entregando a relatoria à oposição. Segundo a liderança governista na Câmara, até está terça-feira o líder pretende ainda conversar com os aliados a fim de convencê-los de que esse é o melhor formato para a comissão. Para Rands, a presidência nas mãos do governo prevenirá que a CPI seja desvirtuada e se transforme num mero palanque da oposição.

Enquanto isso, no Senado, o líder do PSDB, Arthur Virgilio (AM), diz que não existe possibilidade de troca de presidência por relatoria. Em sua página na Internet, Arthur Virgilio insiste em que a CPI Mista comece logo a funcionar, com o cumprimento do acordo que deu a presidência à oposição e a relatoria à base do governo.

- Se roerem a corda, exigirei que seja criada a CPI exclusiva do Senado, já requerida à Mesa - afirma o parlamentar tucano.

O PT já havia indicado o nome do deputado Luiz Sérgio (RJ) para essa relatoria mas, no momento em que, na semana passada, oposição e governo chegaram a um entendimento, no Senado, para indicar a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) para presidir o colegiado, a bancada governista dividiu-se na Câmara.

Na última sexta-feira (29), o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, disse que se até esta terça-feira os líderes não indicarem todos os integrantes da CPI, ele os indicará. E mostrou-se impaciente com a demora desse entendimento, chamando a atenção para o longo tempo em que líderes da oposição e da situação vêm-se dedicando a essas conversas.

- Não é possível que agora, depois que tudo ficou acertado, se venha virar a mesa de novo. Eles (o PT) estão dizendo que vão insistir na troca da relatoria pela presidência. Agora, é mostrar ao PT que o que se quer é apurar. E já está dando a impressão de que ninguém quer apurar, quer é brigar.



03/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi Alves reúne-se com líderes para decidir sobre nova CPI dos cartões

Agripino quer reunir líderes para decidir sobre CPI dos cartões corporativos

Renan reúne-se com líderes para decidir sobre CPI do Apagão Aéreo

Garibaldi se reunirá com líderes para decidir sobre convocação no recesso

Garibaldi Alves reúne líderes para pedir que não obstruam as votações

Se líderes não indicarem, Garibaldi designará integrantes da CPI Mista dos Cartões Corporativos