Renan reúne-se com líderes para decidir sobre CPI do Apagão Aéreo
O requerimento entregue à Mesa na semana passada pelo líder do DEM, senador José Agripino (RN), tem a assinatura de 34 dos 81 senadores e define o seguinte objeto de investigação: "as causas, condições e responsabilidades relacionadas aos graves problemas verificados no sistema de controle do tráfego aéreo, bem como nos principais aeroportos do país, evidenciados a partir do acidente aéreo ocorrido em 29 de setembro de 2006, e que tiveram seu ápice na paralisação dos controladores de vôo em 30 de março".
Se o Supremo Tribunal Federal decidir esta semana que é direito da minoria instalar também uma CPI do Apagão Aéreo na Câmara, as duas Casas do Legislativo poderão passar os próximos seis meses dedicadas a essas investigações. A operação para requerer a instalação da CPI no Senado, enquanto o STF decidia se autorizava a iniciativa na Câmara, foi conduzida pelo DEM e pelo PSDB, amparados no entendimento de que, por ser mais forte nesta Casa, a oposição teria mais condições de fazer uma investigação com maior profundidade.
O requerimento de instalação da CPI no Senado lista seis fatos específicos para serem investigados: o acidente da Gol, as greves e operações-padrão dos controladores de vôo, os gastos da Infraero com a modernização dos terminais, as panes em equipamentos e no sistema de radares do Cindacta-1, a execução orçamentária do programa de segurança de vôo, além dos transtornos registrados nos principais aeroportos do país. O mesmo requerimento prevê uma dotação orçamentária de R$ 200 mil para essas investigações.23/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi reúne líderes para decidir sobre CPI dos Cartões
Garibaldi Alves reúne-se com líderes para decidir sobre nova CPI dos cartões
Renan quer aguardar decisão do STF sobre CPI do Apagão Aéreo
Mesa se reúne para decidir sobre quinta representação contra Renan
Renan anuncia criação da CPI do Apagão Aéreo para esta quarta-feira
Apesar do acordo, líderes ainda divergem quanto ao futuro da CPI do Apagão Aéreo no Senado