Garibaldi teme que estados pobres sejam prejudicados



O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) externou a preocupação do povo nordestino com os efeitos para a região da reforma tributária que tramita no Senado. A reforma, que atualmente está sob exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), poderá, de acordo com o senador, prejudicar os estados menos desenvolvidos, especialmente em função da criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, sugerido pelo governo na proposta.

- O Fundo de Desenvolvimento Regional será formado por 2% do total de 49% da arrecadação dos Impostos sobre Renda e sobre Produtos Industrializados. Essa é uma compensação oferecida pelo governo aos governadores que perderão dois instrumentos estratégicos: a concessão de incentivos fiscais e a capacidade de legislar sobre ICMS - disse.

O senador considera a compensação fiscal insuficiente e deficiente e também lamentou que o fundo mantenha os recursos financeiros sob controle da União. Ele criticou ainda o fato de a lei prever a criação de lei complementar que atrasará o repasse de recursos e que poderá gerar conflitos de interesses entre as regiões.

Para Garibaldi, a solução seria a criação de uma verdadeira política de desenvolvimento regional. -A Amazônia e Nordeste já viram isso antes com outros programas que, no final, não representam acréscimo real de transferência de recursos para regiões menos desenvolvidas-, criticou.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) destacou que os parlamentares do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste são maioria no Congresso Nacional e defendeu que esses representantes unam seus esforços para conseguir melhores condições para suas regiões. Também em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou não ser possível imaginar um país equilibrado economicamente e progressista se não -como um todo e não apenas uma parte-.



03/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nabor teme que cortes no orçamento prejudiquem estados e municípios pobres

Lídice da Mata teme que unificação do ICMS prejudique estados pobres

FAO teme que crise alimentar intensifique violência em países pobres

Estados prejudicados por enchentes recebem soro contra veneno de animas peçonhentos

Casildo sugere que estados prejudicados pela unificação do ICMS sobre importados recorram ao STF

Senadores de estados prejudicados protestam, enquanto maioria exalta defesa da indústria nacional