Gases de efeito estufa e desenvolvimento sustentável em debate



A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC) iniciou há pouco audiência pública para tratar de dois temas relativos às mudanças do clima: o Segundo Inventário Nacional de Emissões Antrópicas de Gases do Efeito Estufa e a discussão dos projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) dos países em desenvolvimento, inseridos no mercado de créditos de carbono, a serem financiados pelos países desenvolvidos.

O inventário, com dados relativos a emissões de gases entre 1990 e 2005, vem sendo atualizado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). A ideia é que ele sirva para subsidiar a realização da Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), a se realizar em Copenhagen, Dinamarca, em dezembro.

Os mecanismos de MDL, definidos pelo Protocolo de Kyoto, estão vinculados a projetos de desenvolvimento sustentável com custo de transação em torno de US$ 150 mil. No Brasil, a autoridade encarregada do acompanhamento dos projetos, para posterior registro e avaliação pela Organização das Nações Unidas (ONU), é a Comissão Interministerial de Mudança do Clima.

Para falar sobre esses assuntos foram convidados Sérgio Cortizo,especialista em políticas públicas da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Adriano Santiago de Oliveira, coordenador geral de Mudanças Globais de Clima, do MCT.

A sessão foi aberta pelo relator da matéria, deputado Colbert Martins (PMDB-BA)



20/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil debate ações de redução dos gases do efeito estufa

Comissão debate redução da emissão de gases do efeito estufa

Comissão de Mudanças Climáticas debate emissão de gases de efeito estufa

Comissão debate atualização do inventário de emissões de gases do efeito estufa

Seminário discute gestão dos gases de efeito estufa

Inventário irá mapear emissão de gases de efeito estufa