Geovani Borges comemora sanção de projetos que tornam a Justiça mais ágil



O senador Geovani Borges (PMDB-AP) parabenizou em Plenário, nesta quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Tasso Genro, pela sanção de três projetos de lei, aprovados pelo Congresso Nacional no final do mês de maio, que alteram o Código de Processo Penal (CPP) tornando a Justiça mais ágil.

O intuito das medidas, conforme assinalou Geovani Borges, é tornar mais rápido o trâmite dos processos e simplificar as decisões judiciais.

O primeiro texto sancionado - Projeto de Lei 4.203/01, como tramitou na Câmara - modifica as regras do Tribunal do Júri, e, entre outras mudanças, prevê a redução no tempo dos debates. Já o PL 4.205/01 proíbe a juntada de provas obtidas de forma ilícita a processos, com o objetivo de não contaminar os autos. O terceiro projeto - PL 4.207/01, número também da Câmara - autoriza o juiz a estabelecer o valor mínimo de indenização para a vítima sem necessariamente ter o protocolo de ação civil na Justiça para a reparação de danos, sejam eles morais, financeiros, físicos ou psicológicos.

A nova legislação altera o processo de votação pelos jurados do Tribunal do Júri, evitando que respondam a perguntas em linguagem formal e sobre questões técnicas do Direito. Com a nova regra, serão apenas três as perguntas básicas dirigidas aos jurados: se o crime ocorreu, se o réu foi o autor e se ele é inocente ou culpado.

- Para um código [Código de Processo Penal] que já tem mais de meio século de vida e muita poeira entre suas leis, este é um momento de júbilo e que merece o aplauso de toda a sociedade - disse Geovani Borges.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges comemora construção de sede da Justiça Federal do Amapá

Projetos para uma Justiça mais ágil e justa vão continuar em destaque

Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá

Geovani Borges comemora oficialização do Suas

Geovani Borges elogia eficiência da Justiça do Amapá

Geovani Borges comemora os 252 anos de fundação de Macapá (AP)