Geovani Borges saúda novos tratamentos do programa Brasil Sorridente
O senador Geovani Borges (PMDB-AP) saudou nesta quinta-feira (19) o anúncio feito pelo Ministério da Saúde sobre a inclusão dos tratamentos de ortodontia e implante dentário no programa de saúde bucal Brasil Sorridente. Ele lamentou que o país ainda seja conhecido como o "país dos banguelas", com mais de 7 milhões de pessoas nessa situação e mais de 35% da população precisando de algum tipo de tratamento bucal.
Segundo Geovani, o Ministério pretende oferecer ainda este ano 1,15 milhão de atendimentos nas duas novas categorias, com o repasse de recursos para estados e municípios, de acordo com o ritmo de atendimentos realizados. Ele ressaltou que o programa Brasil Sorridente é oferecido em 853 centros de atendimento em todos os estados e o Distrito Federal, com tratamentos como canal e exames para detecção de câncer bucal.
- É verdade que demos alguns passos. O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes por ano. Um levantamento feito em 2010 pelo Ministério da Saúde apontou que os laboratórios públicos têm a capacidade de produzir cerca de 500 mil próteses, mas a demanda, como se vê, é muito maior - afirmou.
Geovani disse que a mesma pesquisa constatou que, entre 2003 e 2010, houve redução de 30% no número de dentes cariados, queda de 45% no número de dentes perdidos por cárie e aumento de 70% no número de dentes tratados na população adulta. O estudo também mostrou que houve aumento de 57% nos atendimentos odontológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
19/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geovani Borges saúda transferência de programa da Secretaria da Juventude para o MEC
Geovani Borges saúda o Exército Brasileiro no Dia do Soldado
Geovani Borges saúda anúncio do 3º Pacto Republicano para maio
Geovani Borges saúda governo brasileiro por insistir no consenso na Rodada de Doha
Geovani Borges saúda criação de frente parlamentar que vai debater a regularização fundiária urbana
Geovani Borges saúda movimento de parteiras tradicionais pela profissionalização e humanização do parto