Geovani Borges saúda transferência de programa da Secretaria da Juventude para o MEC




O senador Geovani Borges (PMDB-AP) saudou em Plenário a transferência do Programa de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano - da Secretaria Nacional da Juventude para o Ministério da Educação (MEC). Com duração de 18 meses, programa é voltado para pessoas entre 18 e 29 anos, oferece formação no ensino fundamental, cursos profissionais, aulas de informática e auxílio de R$ 100.

- A decisão do governo federal de promover essa transferência visa garantir a atualização, o aperfeiçoamento e a expansão do programa, tendo a inclusão social dos jovens, como eixo orientador do programa - explicou.

A secretaria, em conjunto com o MEC, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), informou o parlamentar, implantou uma coordenação inovadora para atender esses jovens. Ele explicou que a intenção é difundir a ação por todo o país, obtendo a elevação da escolaridade, a qualificação profissional inicial, a "inclusão cidadã" dos jovens.

O parlamentar informou ainda que a ação contou com a participação da sociedade civil, de diversas universidades, especialistas em políticas da juventude e gestores estaduais e municipais, reunindo experiências de quase seis anos. A ida do Projovem Urbano para o MEC, explicou Geovani Borges, é um passo adiante na obtenção de uma política pública vinculada.

- A experiência de quase seis anos tem êxitos claros para mostrar. E agora, a transferência da coordenação do Pro-Jovem Urbano para o MEC, quer ir além!
É a consagração de uma nova etapa, que vai dar ao Pro-Jovem a condição de política pública vinculada à estrutura do sistema educacional brasileiro - comemorou.

Política Nacional da Juventude

Essa política pública, informou o senador, foi implantada com a criação da Política Nacional da Juventude em 2005, durante o governo Lula, com a participação de 40 organizações da sociedade civil e secretarias da juventude estaduais e municipais. Também foram criados o Conselho Nacional da Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem.

Na ocasião, o Projeto Juventude, sob a coordenação do Instituto Cidadania, contou com a participação de mais de 40 organizações da sociedade civil e secretarias da Juventude estaduais e municipais, relatou o parlamentar.

A importância desse tipo de política pública é ainda maior, disse o senador, quando se considera que essa faixa etária da população - 18 a 24 anos - é a que está mais sujeita a envolvimento com drogas e criminalidade, desemprego, evasão escolar e falta de formação profissional.



07/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges saúda novos tratamentos do programa Brasil Sorridente

Geovani Borges saúda anúncio do 3º Pacto Republicano para maio

Geovani Borges saúda o Exército Brasileiro no Dia do Soldado

Geovani Borges saúda governo brasileiro por insistir no consenso na Rodada de Doha

Geovani Borges saúda criação de frente parlamentar que vai debater a regularização fundiária urbana

Geovani Borges saúda movimento de parteiras tradicionais pela profissionalização e humanização do parto