GERALDO CÂNDIDO DIVULGA CARTILHA ENSINANDO A MONTAR RÁDIO COMUNITÁRIA



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) divulgou cartilha intitulada "Como criar uma rádio comunitária", elaborada por deputados e senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) que integram o Coletivo Petista das Rádios Comunitárias no Congresso Nacional. O documento está à disposição dos interessados no gabinete do parlamentar.
Na apresentação da cartilha, Geraldo Cândido destaca que, ao entrar no ar, uma rádio comunitária representa a realização do sonho de muitos.
- Ela é a vez e a voz daqueles que estavam calados. É também onde os sonhos e as esperanças, as dores e as dúvidas de cada um se transformam em ondas que chegam às casas e às ruas da comunidade. Fazer rádio comunitária é refazer o mundo que foi destruído por estes que estão no poder - observou.
O representante do Rio de Janeiro enfatizou que o PT mais uma vez assinala seu compromisso com a gente brasileira ao apresentar a cartilha, pois o partido sabe das dificuldades que enfrentam aqueles que," no cotidiano de sua cidade, com poucos recursos econômicos, enfrentam a repressão policial e política", e lutam para colocar uma rádio comunitária no ar.
- Esta cartilha, portanto, é apenas uma parte do trabalho que o PT desenvolve. Uma contribuição ao movimento cujo dono não é o PT nem nenhum outro partido, mas o povo, com seus gostos, suas cores ideológicas, seus jeitos e, principalmente, suas esperanças", ressaltou.
O trabalho apresentado por Geraldo Cândido orienta as comunidades a criarem uma rádio comunitária, desde a primeiro passo, como a reunião e organização da entidade, até compra dos equipamentos, obtenção da concessão, sustentação financeira e a programação, entre outras. A cartilha é assinada por vários deputados federais petistas, e também pelos senadores Heloísa Helena (PT-AL) e José Eduardo Dutra (PT-SE).
Entre as recomendações da cartilha, destaca-se a que diz que a programação das emissoras deve-se se pautar pela divulgação de música de boa qualidade, de notícias de interesse da comunidade, além de um sistema de serviço constante, falando sobre as reivindicações dos moradores.

16/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Abertas inscrições para entidades interessadas em montar rádio comunitária no Paraná

GERALDO CÂNDIDO DISCUTE DIVULGAÇÃO DE CARTILHA SOBRE RÁDIOS COMUNITÁRIAS

MiniCom divulga lista de entidades que podem renovar outorgas de rádio comunitária

GERALDO CÂNDIDO DIVULGA APOIO DO PT A RELATOR DA CPI DO NARCOTRÁFICO DE MINAS

GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO

Incentivo a rádio comunitária na pauta da CCT