Geraldo Cândido recebe dossiê contra diretoria da Petrobras



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) recebeu, nesta terça-feira (dia 20), das mãos de Jorge Eduardo Costa Nascimento, representante do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), três dossiês que apontam irregularidades que teriam sido cometidas pela diretoria da Petrobras na construção da plataforma petrolífera P36. O Geraldo Cândido responsabilizou a política de terceirização adotada pela empresa pela seqüência de graves acidentes envolvendo a estatal. Segundo o senador, com o processo de terceirização, o pessoal qualificado vem sendo demitido da empresa.

Segundo Cândido, na ocasião das investigações sobre o vazamento de óleo na Baía de Guanabara, em janeiro de 2000, ficou constatado o descaso da empresa em realizar a manutenção de seu equipamento. O senador, que tem defendido os petroleiros na Comissão de Infra-Estrutura, prometeu analisar o dossiê do Sindipetro.

De acordo com os documentos entregues por Jorge Eduardo, que é o diretor de saúde e tecnologia do meio ambiente do Sindipetro e trabalha há 25 anos na Petrobras, a empresa pagou à Marítima meio bilhão de dólares pela construção, sem licitação, da plataforma P36. O valor teria sido superfaturado em U$ 100 milhões, e a diretoria da Marítima seria formada por ex-diretores da Petrobras. O Sindipetro, ainda em 1999, apontava para as irregularidades na construção da P36.

20/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


GERALDO CÂNDIDO DIZ QUE PODE ESTAR HAVENDO SABOTAGEM NA PETROBRAS

Geraldo Cândido prepara relatório sobre acidente ocorrido em 2001 na Petrobrás

Geraldo Cândido prepara relatório sobre acidente ocorrido em 2001 na Petrobrás

Geraldo Cândido protesta contra discriminação racial

GERALDO CÂNDIDO PREGA LUTA CONTRA O DESGOVERNO

GERALDO CÂNDIDO REGISTRA O DIA MUNDIAL CONTRA O RACISMO