Geraldo Cândido sugere medidas de reparação aos negros



A adoção de medidas que garantam aos negros o acesso ao mercado de trabalho em condições idênticas aos brancos, já seria, no entender do senador Geraldo Cândido, uma maneira de reparar os danos causados às populações de origem africana no mundo. O pedido de desculpas e a reparação aos africanos e seus descendentes que foram escravizados foi o ponto de maior polêmica na Conferência Mundial sobre Racismo e Xenofobia, realizada na África do Sul. O senador, que está entre os representantes brasileiros na conferência, falou da África do Sul com a Agência e a Rádio Senado.

- A reparação não tem que ser feita, necessariamente, por meio de indenização, pode ser feita na forma de adoção de políticas afirmativas como a criação de um fundo que possa propiciar o desenvolvimento das comunidades negras - disse o senador.

No Brasil, entende Geraldo Cândido, a forma de reparação aos descendentes dos escravos poderia ser a garantia das propriedade dos quilombos, cujos moradores até hoje aguardam os títulos das terras. Garantir, igualmente, o acesso de jovens negros a escolas de boa qualidade e a escolas técnicas de formação profissional, para que possam entrar nas universidades em condição de igualdade com os alunos brancos, seria outra forma de compensação aos afro-brasileiros.

O senador informou que a delegação brasileira no encontro, a segunda maior entre os países participantes, menor apenas que a da África do Sul, esteve empenhada em conseguir avanços no tratamento da questão do racismo. Ele observou, no entanto, que a expectativa dos brasileiros em relação ao relatório final do encontro não é das mais otimistas, já que os pontos mais polêmicos não deverão ser contemplados pelo documento.

Geraldo Cândido informou também que a delegação brasileira realizou na quarta-feira (dia 5) um ato de protesto contra a resistência de alguns países em aceitar os termos propostas para o pedido de desculpas e a reparação. Foi feita uma passeata em torno do centro de convenções em que a conferência está sendo realizada com os manifestantes portando faixas em defesa das posições brasileiras.

- Nós vamos voltar decepcionados e frustrados na medida em que essas coisas não constarem no relatório - afirmou Geraldo Cândido.

06/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Cândido registra documento elaborado por parlamentares negros

Geraldo Cândido cobra política social em favor de negros e índios

MARINA QUER REPARAÇÃO PARA ÍNDIOS E NEGROS

GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO

Geraldo Cândido homenageia as mulheres

GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA PT NO SEU 20° ANIVSERSÁRIO