GERALDO MELO: PRESIDENTE NÃO TEM MEDO DE DEBATE
O senador Geraldo Melo (PSDB-RN) afirmou hoje (dia 5), em aparte ao discurso do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que o presidente Fernando Henrique Cardoso "não tem medo" de participar de um debate com os outros candidatos à Presidência da República. No entanto, lembrou, por exigência da lei eleitoral, teriam de ser convidados todos os candidatosregistrados.
- Acho que o presidente faz muito bem em não ir. Não tem sentido, nem mesmo para a opinião pública, promover debates com a participação de dez candidatos - opinou.
Geraldo Melo observou que Fernando Henrique Cardoso admite desde já participar de um debate em segundo turno, caso ocorra, porque lá estariam apenas os dois candidatos. Para ele, a lei eleitoral é clara ao determinar que todos os candidatos têm de ser convidados para o debate.
O senador, primeiro vice-presidente do Senado, manifestou-se contrário à idéia de Suplicy para que a TV Senado e a TV Câmara realizem um debate entre os candidatos à Presidência. Para ele, as emissoras comerciais de televisão são mais aptas a fazer esse trabalho.
Também em aparte, o senador Bello Parga (PFL-MA) apoiou a decisão de Fernando Henrique Cardoso de não participar de debates, em primeiro turno, por causa do grande número de candidatos. Parga ponderou que o exemplo citado por Suplicy - as eleições norte-americanas - permite debate público porque são apenas dois candidatos dos dois grandes partidos.
05/08/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
GERALDO MELO RECEBE PRESIDENTE DA COSTA RICA
GERALDO MELO ANUNCIOU QUE CPI JÁ TEM 49 ASSINATURAS
GERALDO MELO EXPLICA SEU RECURSO À CCJ
Geraldo Melo não vê conotação política em ação da PF
Geraldo Melo diz que Brasil deu lição de competência
Geraldo Melo diz que governo não é tolerante com corrupção