Geraldo Mesquita Júnior denuncia abusos na campanha eleitoral em Manaus



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) denunciou nesta segunda-feira (25) o abuso do poder econômico na campanha eleitoral para a Prefeitura de Manaus. Ele relatou sua participação na campanha, apoiando o candidato do seu partido naquela capital, Serafim Corrêa, e disse ter testemunhado os estratagemas utilizados pelo adversário (Amazonino Mendes, do PFL) e pelo grupo político que comanda o estado e a capital há 20 anos.

- É um quadro de verdadeiro estelionato eleitoral - afirmou.

Mesquita Júnior dirigiu um apelo à população de Manaus para que "não se deixe envolver pelas promessas chulas, grosseiras e enganosas" do candidato adversário, como a abertura de 60 mil novas vagas no ensino fundamental. O senador disse também que a prefeitura e o governo estadual anunciaram a antecipação do pagamento do 13º salário aos servidores.

- Recebam o 13º, aproveitem, mas não se iludam sobre o verdadeiro propósito. Percebam a estratégia do adversário - alertou.

O senador ainda denunciou a utilização de uma onda de boatos e calúnias contra Serafim e a utilização de terceiros para votar com os títulos eleitorais de outros. Para Mesquita Júnior, é preciso que a Justiça Eleitoral e o Ministério da Justiça ajam para inibir os abusos que estão sendo cometidos em Manaus. Ele também sugeriu que se revise o processo eleitoral brasileiro, "que é viciado e controlado pelo poder econômico".

O senador Edison Lobão (PFL-MA) disse que promessa enganosa é fraude eleitoral, acrescentando que embora a urna eletrônica tenha contribuído muito para o aperfeiçoamento das eleições, não inibiu as fraudes e o abuso do poder econômico. Ele lembrou que, junto com o senador Pedro Simon (PMDB-RS), tem um projeto tramitando que estabelece o financiamento público de campanhas.



25/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior denuncia irregularidades em campanha eleitoral

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Mesquita Júnior quer evitar abusos em contratos de serviços públicos

Valadares diz que PSB não aceitará desfiliação de Geraldo Mesquita Júnior

Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre

UNE atuou em favor da democracia, diz Geraldo Mesquita Júnior