Mesquita Júnior denuncia irregularidades em campanha eleitoral



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) denunciou nesta quinta-feira (21) um processo de intimidação que estaria perturbando a campanha eleitoral no município acreano de Capixaba, próximo a Rio Branco. Entre outras arbitrariedades, segundo o senador, o prefeito e candidato a reeleição, Joais Santos (PT), estaria obrigando os cidadãos a pintar a propaganda do candidato oficial e afixar cartazes dele pela cidade.

Outra informação passada a Mesquita Júnior em recente visita a Capixaba é que famílias que têm parentes empregados na prefeitura estariam sendo obrigadas a apoiar Santos, sob a ameaça de que, se não o fizessem, o servidor público poderia sofrer represálias.

Os carros que servem à prefeitura, por exemplo, ainda de acordo com o senador, estariam trafegando sem a identificação "A Serviço da Prefeitura Municipal" - e estariam sendo usados na campanha, "de forma descarada", nas palavras do senador. Mesquita Júnior se disse tão preocupado com o desrespeito à lei e a segurança da população que está estudando a possibilidade de acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

Conforme o parlamentar, as atitudes do candidato da situação estão prejudicando não só o direito do povo à livre manifestação como também a campanha do candidato a prefeito pelo PMDB, cujo carro de som teria de operar com volume abaixo do carro de som do candidato oficial.

- O que o processo eleitoral tem de bonito é a possibilidade de todos externarem a sua opinião, o seu voto, com muita liberdade. Mas parece que isso não está sendo possível ali no município de Capixaba. Isso é algo inadmissível nos tempos de hoje. Tenho notícias também de que em outros municípios estão acontecendo coisas parecidas - protestou Mesquita Júnior.

Luto

O parlamentar também manifestou pesar pela morte de "duas pessoas muito queridas e estimadas no Acre" - uma delas é a juíza Maria Tapajós, ex-titular do Juizado da Infância e da Juventude. A outra é o cantor popular da noite Geraldo Leite.



21/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita Júnior denuncia abusos na campanha eleitoral em Manaus

Mesquita Júnior diz que PT quer assombrar o povo e pede honestidade no debate eleitoral

Mesquita Júnior denuncia possível caça a homossexuais em Rio Branco

Mesquita Júnior denuncia falta de lisura nas últimas eleições no Acre

Mesquita Júnior registra denúncia de advogados públicos contra governo

Mesquita Júnior critica reportagem da revista IstoÉ com denúncia de ex-assessora