UNE atuou em favor da democracia, diz Geraldo Mesquita Júnior



Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (4), o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) afirmou, durante homenagem aos 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE), que a história da entidade se confunde com a história da luta do povo brasileiro por liberdade e democracia.

Geraldo Mesquita Júnior lembrou que atuou no movimento estudantil, narrando sua participação entre os estudantes que, em 12 de outubro de 1968, invadiram uma quermesse de militares para protestar contra a ditadura. O episódio foi retratado em 1998 em reportagem do jornal Correio Braziliense, cujo teor foi reproduzido pelo senador.

No início de seu pronunciamento, Geraldo Mesquita Júnior saudou a presença, em Plenário, de dona Maria Rosa Leite Monteiro, pedindo aos presentes uma salva de palmas à mãe de Honestino Guimarães, estudante da Universidade de Brasília (UnB) desaparecido durante o regime militar.

- Tive a honra e o privilégio de participar do movimento estudantil, da luta ao lado dele [Honestino], ao lado de tanta gente, ao lado do seu irmão Norton, ao lado da Beth, uma acreana valente, pequenininha, que enfrentava o que chamávamos na época de 'gorilada', que invadiam a UnB a seu bel prazer, a todo instante, para nos intimidar e nos acuar - lembrou.



04/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Geraldo Mesquita diz que não votará a favor da MP dos transgênicos

Frases dos senadores que votaram a favor do relatório de Geraldo Mesquita

Geraldo Mesquita é contra a reforma, mas vota a favor em nome do povo

Valadares diz que PSB não aceitará desfiliação de Geraldo Mesquita Júnior

Geraldo Mesquita Júnior vê melhoria em estradas do Acre