Gerson Camata comunica morte do presidente honorário da "Illy Caffè"



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) comunicou ao Plenário, nesta terça-feira (26), a morte do empresário Ernesto Illy, aos 82 anos, ocorrida no último dia 3. Illy era presidente honorário da torrefadora italiana Illy Caffè, com sede em Triesto, e, segundo Camata, "revolucionou a indústria do café".

- Para esse alquimista do café, a qualidade era uma obsessão - disse.

Formado em química pela Universidade de Bolonha, na Itália, o empresário assumiu a presidência do grupo, em 1963, em substituição a seu pai, Francesco Illy, fundador da torrefadora. Ernesto apostou na melhoria do seu produto e percorreu o mundo em busca do melhor grão, da melhor mistura e dos melhores fornecedores, realizando, inclusive, a análise de grãos por microscópios e instalando computadores para controlar as etapas da produção em sua fábrica.

Na busca pelo aprimoramento do grão brasileiro, enviou técnicos ao país para ensinar os segredos do manejo do café; instituiu o Prêmio Brasileiro de Qualidade de Café, já em sua 17ª edição; e criou a "Universidade Illy do Café", com o objetivo de formar e informar gerações de produtores de café.

Camata afirmou ainda que Ernesto era apaixonado pelo Brasil e, em especial, pelo Espírito Santo. Em 2004, recebeu do governador Paulo Hartung a mais alta condecoração do estado, a Comenda Jerônimo Monteiro, e também ganhou o título de Cidadão Vendanovense, concedido pela Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, onde realizou o concurso Illy de Café.

Segundo o parlamentar, a Illy está presente, hoje, em 140 países e seu espresso, espalhado por mais de 40 mil bares e restaurantes em todo o mundo. Pelo menos 60% dos grãos de sua empresa são de origem brasileira.

- A propagação do café de qualidade brasileiro deve-se muito ao empenho e ao amor que esse homem tinha pelo país - salientou.



26/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gerson Camata comunica decisão sobre funcionamento das sessões do Senado

Gerson Camata relembra 116 anos da morte de dom Pedro II

Gerson Camata debate lavagem de dinheiro com presidente do STJ

Senadores se solidarizam com Gerson Camata

ACM TAMBÉM SOLIDARIZA-SE COM GERSON CAMATA

Gerson Camata saúda o cinquentenário do BID