Gilmar Mendes vota contra a impugnação da candidatura de Roriz



O candidato Joaquim Roriz ganhou mais um voto em favor da manutenção de seu nome na disputa pelo governo do Distrito Federal. Com o voto do ministro Gilmar Mendes contra a impugnação da candidatura de Roriz, agora o placar no Supremo Tribunal Federal está quatro votos a favor da aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa e dois contrários.

O ministro Gilmar Mendes opinou que a alteração na cláusula da inelegibilidade promovida pela Lei da Ficha Limpa interferiu no processo eleitoral, sobretudo na escolha dos candidatos. Dessa forma ele julgou que a Lei não pode ser aplicada já na eleição deste ano em virtude de não ter respeitado o princípio da anterioridade. 

Ao proferir seu voto, Gilmar Mendes relativizou a importância do apoio popular recebido pela Lei da Ficha Limpa, argumentando que "todas as leis estão submetidas à Constituição". Além dele, manifestou-se contra a validade da lei neste ano o ministro Dias Toffoli. Os votos a favor da Ficha Limpa foram de Ayres Britto, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski.



23/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon manifesta desejo de que TSE confirme impugnação de candidatura de Roriz

Gilmar Mendes vota a favor da exigência de dois documentos

Com base no princípio da anualidade, Roriz e Abadia tentam reverter no STF impugnação de candidaturas

Garibaldi apóia Gilmar Mendes nas críticas contra excessos da Polícia Federal

José Agripino e Valter Pereira apóiam arquivamento de pedido de impeachment contra Gilmar Mendes

Roriz desiste da candidatura, mas deixa polêmica no ar