Simon manifesta desejo de que TSE confirme impugnação de candidatura de Roriz




Em discurso nesta terça-feira (31), o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou a aprovação do projeto que deu origem à Lei da Ficha Limpa e manifestou a sua expectativa de que o Tribunal Superior Eleitoral confirme a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que decidiu impugnar a candidatura de Joaquim Roriz ao governo do DF.

Simon lembrou que, em 2007, Roriz renunciou a mandato de senador para não ser cassado, salientando que, pela Lei da Ficha Limpa, "não pode ser candidato". Ele ressaltou a importância da decisão do TSE nesse caso, observando que ela se estenderá a muitos outros, semelhantes a esse.

- A sociedade brasileira está olhando para o Tribunal Superior Eleitoral. É uma decisão muito importante, muito, muito importante - enfatizou o senador.

Simon assinalou que a Constituição federal, em seu artigo 14, parágrafo 9º, determina que, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício do mandato, deve ser considerada a vida pregressa do candidato.

O parlamentar admitiu que sua posição, de ir a tribuna e abordar esse assunto, não era simpática, devido ao chamado "espírito de corpo", que pode preocupar e intimidar, mas observou que "é preciso começar". Para o senador, esse começo foi a Lei da Ficha Limpa, surgida da sociedade e de suas instituições representativas e aprovada pelo Congresso, que para isso "teve coragem".

- Nós fizemos a nossa parte. A bola está lá no Tribunal Superior Eleitoral. Se essa decisão for tomada como se espera, hoje estaremos dando um segundo passo. Lembram-se que eu disse que nós tínhamos dado um passo inicial na campanha para mudar Brasília e a história do Brasil quando votamos a lei? Hoje, com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, estaremos dando o segundo passo - declarou o senador.



31/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilmar Mendes vota contra a impugnação da candidatura de Roriz

Simon: veto do TSE à candidatura de Roriz é um marco na história do país

Com base no princípio da anualidade, Roriz e Abadia tentam reverter no STF impugnação de candidaturas

Simon espera que STF confirme validade da Lei Ficha Limpa

Roriz desiste da candidatura, mas deixa polêmica no ar

Advogado do PSOL defende indeferimento da candidatura de Roriz