Gilvam Borges compara situação de Renan à de Ibsen Pinheiro



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) fez uma analogia entre a cassação de mandato do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), acusado de envolvimento com a "máfia do orçamento" no Congresso na década de 90, e a investigação sobre do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no caso da representação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, por suposto pagamento de despesas pessoais pela construtora Mendes Júnior. Embora a inocência do parlamentar gaúcho tenha sido provada anos mais tarde, Gilvam lembra que Ibsen foi "escorraçado, humilhado e amargou dez anos de longo silêncio".

Por temer que a história se repita, Gilvam Borges fez um apelo aos membros do Conselho de Ética para que façam prevalecer o senso de justiça, resguardando-o da influência da imprensa ou de questões ideológicas. Ao analisar os desdobramentos da representação do PSOL contra Renan, Gilvam não hesita em apontar uma postura de condenação sumária, incapaz de ser revertida por depoimentos, provas ou contraprovas, já que o julgamento seria político, e não técnico.

- Diante dos holofotes da imprensa, muitos colegas se curvam e intimidam e não hesitam em silenciar. Me dói ver que a história se repete - disse, em alusão ao caso Ibsen.

Gilvam Borges dedicou seu discurso a Ibsen Pinheiro, que retornou à Câmara dos Deputados, e defendeu a apuração rigorosa dos fatos envolvidos em um processo político, pois eventuais danos à imagem ou à credibilidade do acusado são difíceis de reverter.



21/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges ressalta capacidade de trabalho de Jonas Pinheiro

Gilvam Borges critica decisão da CCJ sobre o caso Renan

Gilvam Borges pede rapidez na análise da representação contra Renan

Gilvam compara CPI do Futebol à Inquisição

Geovani Borges apoia emenda Ibsen e defende 'royalties' do petróleo divididos entre todos

Geovani Borges assume mandato de Gilvam Borges