Gilvam Borges saúda os 253 anos de Macapá




A capital do Amapá, que completa 253 anos nesta sexta-feira (4), foi homenageada pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP). Da tribuna, o parlamentar lembrou a luta dos pioneiros e a perseverança de seus descendentes, saudando ainda os brasileiros de diferentes estados que vivem na cidade e contribuem para o desenvolvimento da região.

- Dois séculos e meio se passaram desde aquele ano de 1758, quando foi fundada a capital do Amapá, a única cidade brasileira localizada à margem esquerda do rio Amazonas e sobre a linha do Equador, o que permite aos habitantes e visitantes mudarem do hemisfério sul para o norte, e vice-versa, no momento em que desejarem, como num passe de mágica - disse.

O respeito ao meio ambiente foi outro aspecto destacado pelo senador. Segundo ele, essa é uma característica não apenas da capital, mas de todo o estado.

- O Amapá como um todo é exemplo de estado que optou por conviver com suas florestas em pé e por desenvolver seu modelo de crescimento com essa premissa - frisou, lembrando que 97% das áreas de floresta do estado são preservadas, sendo 75% em terras indígenas.

Ele destacou ainda a vocação de Macapá para o comércio e para o turismo, dispondo de atrações como o Parque do Meio do Mundo, onde fica o marco zero do Equador. Citou também o Estádio Zerão, no qual "um time sempre joga no hemisfério norte e o outro no hemisfério sul".

Em seu pronunciamento, Gilvam Borges também anunciou a liberação de recursos orçamentários para a capital e para outros municípios do estado. As verbas serão destinadas à construção de escolas, pavimentação de drenagem de vias, construção de casas e realização de obras de infraestrutura, entre outras atividades.



04/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges cumprimenta a Beija-Flor, que cantou os 250 anos de Macapá

Gilvam Borges quer saber por que Boa Vista recebe de FPM mais do que o dobro de Macapá

Gilvam Borges anuncia acordo para garantir 100% de acessibilidade na frota de ônibus de Macapá

Geovani Borges comemora os 252 anos de fundação de Macapá (AP)

Papaléo Paes saúda os dez anos do Projeto Pirralho, que atende crianças de Macapá em situação de risco

GILVAM BORGES DESTACA OS 70 ANOS DE JOSÉ SARNEY