GILVAM PEDE À CÂMARA QUE VOTE PROJETO CONTRA CRIME ORGANIZADO



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) disse hoje (dia 24) esperar que seja votado pela Câmara dos Deputados o mais breve possível projeto de sua autoria que define os meios de prova e procedimentos investigatórios destinados à prevenção e repressão dos crimes praticados por organizações criminosas. O projeto foiaprovado terminativamente pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Depois de explicar que sua proposição visa inibir o fortalecimento e a expansão do crime organizado no país, ele alertou que estão-se formando no Brasil, muitas vezes com conexões internacionais e usando sofisticada tecnologia, "verdadeiras organizações empresariais" para a prática de delitos.

Gilvam Borges elogiou as cláusulas incluídas ao texto pelo relator da matéria, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), entre as quais está a que garante proteção especial aos partícipes ou associados em crimes que, voluntariamente, forneçam informações vitais ao desmantelamento dos grupos criminosos.

Na opinião do senador, o projeto de sua iniciativa oferece instrumentos para facilitar a ação do Ministério Público. Ele entende que a Lei 9.034/90, embora tenha sido editada com o objetivo de combater os crimes praticados por organizações, não trouxe instrumentos adequados à repressão do crime organizado. "Pior ainda, onde se busca inovar, ou seja, nos procedimentos investigatórios, a lei incorre em sérias incompatibilidades com o texto constitucional", disse.

Gilvam Borges acredita queproposição a ser apreciada agora pela Câmara não contém qualquer vício constitucional, "devolvendo o Judiciário à sua posição de órgão julgador, imparcial e eqüidistante das partes e, ainda, atribuindo ao Ministério Público a titularidade que já lhe é garantida pela Lei Maior, da perseguição criminal".



24/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa pede votação de projeto que aumenta rigor contra o crime organizado

Tebet pede união contra o crime organizado

Camata pede mais ações governamentais contra o crime organizado

Mão Santa pede à Câmara que vote projeto que acaba com o fator previdenciário

Aloizio Mercadante pede pressa na aprovação de projeto sobre repressão ao crime organizado

Mozarildo pede que Câmara vote criação de estados