Mozarildo pede que Câmara vote criação de estados



Ao analisar a questão da redivisão territorial, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) fez, nesta sexta-feira (1), um apelo aos deputados para que apreciem com a máxima urgência projetos de lei de sua autoria que propõem a realização de plebiscitos sobre a criação de três estados na região Norte. Os projetos, informou o senador, já foram aprovados pelo Senado e estão há mais de um ano na Câmara, aguardando votação.

As propostas sugerem que a população seja consultada sobre a criação de três estados: Tapajós (formado por municípios do oeste do Pará), Araguaia (com municípios do norte de Mato Grosso), e Solimões (com municípios do oeste do Amazonas). No caso de Solimões, no entanto, o Senado aprovou substitutivo do senador Jefferson Péres (PDT-AM) sugerindo que, ao invés de um estado, sejam criados três territórios na região.

Mozarildo disse que discorda da idéia do substitutivo por entender que a figura de território federal inibe a formação de lideranças locais empresariais, classistas e da própria sociedade local, retardando o desenvolvimento da unidade federativa. Ele lembrou, por exemplo, que os territórios não têm Assembléia Legislativa nem representação no Senado e têm apenas metade do número de representantes na Câmara.

- Além de ser uma área muito extensa, é importante a criação desses novos estados para melhorar a defesa de nossa área fronteiriça, já que todos eles fazem divisa com outros países da América do Sul - argumentou o senador, contando que a idéia de criação dos estados não é sua, havendo registros dessa reivindicação datados de 100 anos atrás.

O senador recomendou à população da região interessada no desmembramento dos estados que cobre de seus representantes a votação das matérias. Para reforçar suas alegações, Mozarildo lembrou o sucesso atual dos dois estados mais novos do país, criados em 1988: Tocantins e Mato Grosso do Sul.

O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) concordou com a tese de criação de estados, mas disse que considera sensata a idéia de criar primeiros os três territórios.



01/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede à Câmara que vote PEC destinando verbas orçamentárias para educação na Amazônia

Mozarildo pede à Câmara que vote projetos de plebiscito sobre divisão do Amazonas, Pará e Mato Grosso

Mozarildo pede apoio da Câmara para criação de escolas militares na Amazônia

Paim pede à Câmara que vote fim do fator previdenciário

Jucá pede à Câmara que vote aumento do percentual do FPM

Tebet pede que Câmara vote PEC paralela e cumpra acordo