Gilvam quer uso de Libras em exames para carteira de motorista
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) defendeu projeto de lei de sua autoria (PLS 262/07), apresentado esta semana, que estabelece o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos e exames para obtenção da carteira de motorista. Esse será mais um passo, na sua opinião, para implementação da Lei nº 10.436/02, que definiu a Libras como a linguagem oficial dos deficientes auditivos.
- A Libras é um poderoso recurso de comunicação à disposição dos deficientes auditivos. Mas sua aplicabilidade está aquém do desejado, o que exclui a participação dessas pessoas em certas atividades - ponderou.
Embora admita que o deficiente auditivo não está impedido de tirar carteira de motorista, Gilvam Borges argumenta que o atual processo de cursos e exames impõe a ele muitas dificuldades. De acordo com o Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há quase 6 milhões de deficientes auditivos no país. A iniciativa do peemedebista foi apoiada pelo senador Augusto Botelho (PT-RR).
Gravata
Gilvam Borges também se solidarizou com os parlamentares que tiveram seu nome incluído em lista de presentes da Gautama, empresa suspeita de comandar fraudes em licitações de obras públicas.
- Não é por uma gravata que alguém pode ter a vida pública maculada - afirmou.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse que, em vez de se preocupar com os "mimos" que costumam chegar aos gabinetes no final de ano, é preciso apurar "a sangria de recursos públicos que enchem o bolso de poucos".29/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
PROJETO SOBRE DISPENSA DE EXAMES PARA CARTEIRA DE MOTORISTA VAI À CÂMARA
Magno Malta quer exigir exame toxicológico para concessão de carteira de motorista
César Borges quer que contagem de pontos na carteira de motorista seja anual
Freitas Neto propõe carteira de motorista para maiores de 16
Projeto permite a desempregado usar recursos do FAT para obter carteira de motorista
Cidadão de baixa renda pode ter linha de crédito para carteira de motorista profissional