GILVAN BORGES QUER REDUZIR PARA 16 ANOS IDADE PARA MOTORISTA



O senador Gilvan Borges (PMDB-AP) apresentou projeto de lei reduzindo para 16 anos o requisito de idade mínima para obtenção da carteira nacional de habilitação. Ele considerou a exigência de 18 anos, prevista no atual Código de Trânsito, em descompasso com a realidade social do país.

Lembrou o senador que o próprio ordenamento legal brasileiro adota 16 anos como idade mínima para o exercício do direito político básico - o de escolher representantes para todos os cargos eletivos. Conforme o parlamentar, se aos 16 anos um jovem pode estabelecer-se no comércio e uma jovem pode casar-se, é inexplicável a exigência de 18 anos para a carteira de motorista.

Gilvam argumentou que a CLT assegura que, aos 12 anos, uma criança pode estipular validamente cláusulas de um contrato de trabalho. E como exemplo afirmou que a idade mínima de 18 anos é tão obsoleta para fixar a imputabilidade que existem hoje cinco propostas de emenda à Constituição, em tramitação no Legislativo, reduzindo esse limite para 16 anos.

O senador citou países onde a maioridade penal é mais baixa, por exemplo Espanha (16 anos) e Itália (14 anos), observando que, na Inglaterra, até crianças de 10 anos podem sofrer sanções penais, se comprovada sua capacidade individual para compreender a natureza ilícita do ato. Estranhou também o fato de que, embora reconhecida sua consciência política para votar aos 16 anos, nem por isso o adolescente brasileiro está sujeito a cometer crimes eleitorais.

- Assim, no que concerne ao trânsito, nada justifica privar-se o jovem médio brasileiro, em pleno gozo de seu comando motor, de habilitar-se para conduzir veículos automotores - opinou.

Gilvam Borges explicou que isso é especialmente considerável quando se sabe que é quase impossível para os pais e responsáveis manter os jovens afastados da tentação de iniciar-se na direção de automóveis sem sua autorização e sem treinamento para tanto.



09/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO QUER REDUZIR IDADE MÍNIMA PARA MENOR TRABALHADOR

GILVAN BORGES NÃO APOIARÁ CORTE DE INCENTIVOS PARA AMAZÔNIA

Para reduzir assaltos, Gilvam Borges quer bloquear celulares em bancos

César Borges quer que contagem de pontos na carteira de motorista seja anual

GILVAN QUER JUIZADOS ESPECIAIS PARA IDOSOS

Mercadante quer fixar em 16 anos limite de idade para restrição ao consumo de cinema e vídeo