Girão defende mudanças na política de desenvolvimento do Nordeste
O senador Luiz Girão (PSDB-CE) defendeu uma mudança na política de desenvolvimento para o Nordeste. Ele reconheceu a importância das políticas sociais como fatores geradores de renda e consumo na região, mas observou que é preciso, também, estimular de forma mais intensa a produção. Na avaliação do senador, o Nordeste tem um potencial econômico subutilizado que necessita, -de forma urgente-, de políticas de fomento.
Girão afirmou que embora a diferença entre o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Nordeste e o do Brasil se mantenha a mesma de há 40 anos, isto não significa que as políticas regionais tenham fracassado. Ele ressaltou que a região é rica em experiências bem sucedidas, como a produção de grãos no oeste da Bahia, a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco, os pólos têxteis, de confecções e de calçados, em vários estados, e o turismo.
O que ocorre, segundo o senador, é que os esforços públicos foram aquém do necessário para multiplicar as experiências de sucesso na região. Diante disso, ele defendeu a implementação de políticas voltadas para a redução dos desequilíbrios regionais e o fomento às atividades produtivas. Entre as medidas necessárias, o senador defendeu a renovação da Superintendência de Desenvolvimento Econômico do Nordeste (Sudene), que poderia coordenar os investimentos federais na região, em conjunto com os investimentos estaduais e municipais.
A solução para o Nordeste, na opinião do senador, depende do esforço conjunto dos vários níveis de governo, na formulação e execução de políticas voltadas para a melhoria da infra-estrutura e de políticas educacionais que abordem tanto a universalização do acesso à educação quanto a melhoria contínua da qualidade do ensino. Além disso, frisou, são necessárias políticas de produção sem discriminação das empresas locais, com incentivos para a melhoria da qualidade dos produtos regionais.
20/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wilma defende política de desenvolvimento para o Nordeste
ALCÂNTARA DEFENDE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PARA O NORDESTE
César Borges defende política de desenvolvimento regional para combate à pobreza no Nordeste
Seminário debate política de desenvolvimento do Nordeste
João Tenório pede política de desenvolvimento para o Nordeste
José Jorge defende recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste