Suplicy queixa-se de reunião inesperada da CPI dos Bingos



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) queixou-se da inesperada realização do depoimento do garçom Anderson Ângelo Gonçalves na CPI dos Bingos na quarta-feira (3), quando ele viajava para o exterior. O senador, que já havia falado com o garçom, lamentou não ter estado presente no depoimento para questioná-lo novamente.

O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), explicou que foi procurado por Anderson, que se dispôs a comparecer à comissão, mas pediu que tanto sua oitiva, quanto sua viagem a Brasília, fossem sigilosas, já que temia ser morto caso o depoimento fosse anunciado. Assim, o requerimento de sua convocação foi apresentado e aprovado na própria quarta-feira, quando Anderson foi ouvido em reunião reservada. Durante o depoimento, o garçom afirmou ter presenciado reuniões, ocorridas num bingo, em que foi tramado o assassinato do então prefeito de Campinas, Toninho do PT, que foi morto em 2001.

De acordo com o líder do PFL, senador José Agripino, Anderson também teria dito que integrantes do PT lhe teriam oferecido proteção, procurando, na realidade, impedi-lo de depor. O depoente ainda teria recebido ligações do senador Eduardo Suplicy e do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Suplicy explicou que já tinha ouvido anteriormente o depoimento do garçom na companhia dos senadores Magno Malta (PL-ES) e Romeu Tuma (PFL-SP). Para o parlamentar, Anderson deve esclarecer o paradeiro do segurança da casa de bingo que lhe permitiu dormir no estabelecimento e presenciar as reuniões em que se tramou o assassinato de Toninho do PT. Para José Agripino a principal pergunta a ser feita é se o ministro da Justiça realmente entrou em contato com o garçom e, caso isso seja verdade, por quê.

04/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI dos Bingos tem reunião marcada para o dia 18

JOSAPHAT RESSALTA A DOR DA MORTE INESPERADA

Gleisi diz que não houve apagão, mas 'falha técnica inesperada'

Para Valadares, governo sofreu derrota inesperada na votação da MP que alonga as dívidas do crédito

Suplicy anuncia reunião da CRE

Suplicy destaca reunião da CAE com dirigentes do BC