Governador do Amazonas pede que Legislativo preserve Zona Franca
Acompanhado do senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), foi recebido nesta segunda-feira (25) pelo presidente do Senado, José Sarney, a quem pediu que o Legislativo preserve, na reforma tributária, o modelo de desenvolvimento econômico existente na Zona Franca de Manaus.
- Nós viemos trazer nossa preocupação com esse modelo que é bem-sucedido na região e que o presidente Sarney sempre apoiou. Viemos pedir o apoio exatamente com relação à manutenção e à prorrogação do prazo de funcionamento da Zona Franca de Manaus. E saímos daqui satisfeitos com o compromisso reafirmado pelo presidente.
De acordo com Braga, o principal problema daquela região é o prazo de funcionamento da Zona Franca que, pelo texto constitucional, tem menos de dez anos para ser extinta. Na opinião do governador, isso é desestimulante para novos empresários que desejam se estabelecer na região.
Se houver a prorrogação dessa área de livre comércio, disse, reabre-se a possibilidade de novos investimentos e empreendimentos, oriundos sobretudo de fora do Brasil, e de criação de novos empregos numa região tão estratégica para o país.
Eduardo Braga disse ainda que os amazonenses não desejam nenhum benefício adicional.
- O que nós queremos é preservar aquilo que o constituinte já nos concedeu, que é um regime especial, que trata de forma especial uma região especial. Se é uma região que é exceção, precisa ser tratada como exceção - afirmou.
25/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wilson Santiago pede zona franca no semiárido
BERNARDO CABRAL DEFENDE A ZONA FRANCA E PEDE MAIS ATENÇÃO À AMAZÔNIA
Vanessa Grazziotin pede manutenção da alíquota de ICMS da Zona Franca de Manaus
Legislativo pede informações sobre a viagem de Hoffmann à França
Arthur Virgílio pede votação de PEC que prorroga incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus
Eduardo Braga pede aprovação de propostas em favor da Zona Franca e da indústria nacional