Governador José Serra é empossado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Durante a cerimônia, Serra fez um discurso em que ressaltou a importância da boa relação entre os poderes
O governador José Serra tomou posse, na tarde desta segunda-feira (1º/01), na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A cerimônia de posse durou cerca de uma hora e foi presidida pelo deputado Rodrigo Garcia, presidente da Casa.
Serra prometeu cumprir a constituição federal e do Estado de São Paulo e observar as leis. Em seguida, Garcia declarou o economista José Serra empossado no cargo de governador do Estado de São Paulo.
Os deputados estaduais Fausto Figueira e Geraldo Vinholi, 1º e 2º secretários da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, assinaram o livro de posse, junto com Rodrigo Garcia. O vice-governador Alberto Godman foi empossado logo após.
Durante a cerimônia, Serra fez um discurso em que ressaltou a importância da boa relação entre os poderes. “Aqui teremos a interlocução necessária para fazer de São Paulo um exemplo de políticas sócias responsáveis e inclusivas, de batalhas pela segurança, pelo emprego e o desenvolvimento de solidariedade ao Brasil e suas regiões”, observou. “Meu governo vai procurar convencer e não cooptar”, completou.
Ele destacou, também, que espera encontrar uma oposição disposta a dialogar e apresentar propostas para um governo, cujo resultado, atenda as necessidades dos paulistas.
Na avaliação de José Serra, o Brasil atravessa um período de crise de valores. “Trata-se de uma crise moral que prospera numa economia onde faltam empregos e sobra estagnação. Crise política que se alimenta da teimosa incoerência entre discursos e ações na vida pública”, criticou. Ele também aproveitou a ocasião para lembrar do papel de um democrata à frente de um mandato.
O governador deixou claro, no discurso, que ser ético significa, entre outras coisas, evitar o loteamento de cargos, que provoca a ineficiência da maquina pública e estimula a corrupção. “Não fizemos loteamento no primeiro escalão, não estamos fazendo nem faremos loteamento no segundo escalão”, afirmou.
Serra propôs uma ação pela ética, desenvolvimento, justiça social e solidariedade no Brasil. “Sem cooptação nem barganhas fisiológicas, com uma situação responsável e uma oposição sadia”, destacou o governador.
Segundo o governador o desenvolvimento e a justiça social em São Paulo exigem uma relação cooperativa entre os poderes, diálogo com a sociedade e proximidade com os municípios. “Exigem prioridade à segurança das pessoas, que passa pelo enfrentamento do crime organizado. Exige prioridade absoluta à saúde e à educação. Assistência aos mais pobres e vuln
01/01/2007
Artigos Relacionados
Governador José Serra visita exposições na Pinacoteca do Estado
Entrevista coletiva do governador Mário Covas na Assembléia Legislativa
Entrevista coletiva do governador Mário Covas na Assembléia Legislativa
Entrevista coletiva do governador Mário Covas na Assembléia Legislativa
Governador Cláudio Lembo recebe apoio da bancada da Assembléia Legislativa
Tomás Correia critica decisão da Assembleia Legislativa de RO que retira poderes do governador