Governadores dos estados da Amazônia propõem PAC Florestal para crescimento da região
Os governadores dos estados da Amazônia entregaram ao governo federal na sexta-feira (1), um documento com as prioridades da região acerca do desenvolvimento sustentável. A carta, que resultou de debates do Fórum dos Governadores encerrado na sexta, propõe a criação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia e do PAC Florestal – Programa de Aceleração do Crescimento da Economia Florestal na Amazônia.
O documento, assinado pelos governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Tocantins, foi recebido pela ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, e a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.
Ideli destacou a importância da criação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia para avançar no atendimento dos pleitos dos governadores e no fortalecimento da parceria entre União, estados e municípios. “A Carta dos Governadores da Amazônia vai ao encontro das diretrizes da Rio +20, que é avançar na governança para o desenvolvimento sustentável. Além disso, há convergência nas propostas dos governadores”, disse a ministra.
Ideli Salvatti recebeu o pedido dos governadores dos estados da Amazônia que reivindicam uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff antes da realização da Conferência da Rio +20. A ministra Izabella Teixeira destacou entre as prioridades da Carta as questões urbanas e a inovação científica.
Fonte:
Secretaria de Relações Institucionais
01/06/2012 19:37
Artigos Relacionados
Mozarildo apresenta propostas dos governadores da Amazônia Legal para o desenvolvimento da região
Código Florestal: parlamentares da Amazônia defendem maior autonomia para os estados
Crivella diz que governadores querem usar 'royalties' do Rio para pagar dívidas dos estados
Paim quer audiência para ouvir governadores de estados devedores da Varig
CAE vai discutir com ministro da Fazenda e governadores projeto que altera Lei Kandir para beneficiar estados
Raupp crê em solução que garantirá apoio dos governadores ao pacote pró-crescimento