Governo brasileiro decide pela compra de aviões-caça suecos
O governo brasileiro anunciou a compra de 36 caças supersônicos do modelo sueco Gripen, que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). O custo total da aquisição será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023.
O chamado Projeto FX-2, que inclui os caças, teve início em 2001. Aeronaves de três países disputaram o contrato com o governo brasileiro. Além do Saab Gripen NG, o Boeing F-18E/F Super Hornet, dos Estados Unidos; e Dassault Rafale F3, da França, estavam na disputa. O modelo sueco substituirá os Mirage 2000, que serão aposentados este mês.
A decisão foi autorizada hoje mais cedo pela presidenta Dilma Rousseff. Durante a cerimônia de cumprimentos de fim de ano das Forças Armadas, Dilma informou que já havia um vencedor para a disputa e destacou a necessidade de investimentos em Defesa. “Somos de fato um país pacífico, mas não vamos ser indefesos. E aí a importância de todo esse processo de industrialização de defesa. Temos muito a avançar, é importante que se tenha consciência que um país com as dimensões do Brasil deve estar sempre pronto a proteger cidadãos, patrimônio e soberania”, afirmou a presidenta.
“Devemos estar preparados para enfrentar qualquer ameaça, defender nosso patrimônio em regiões que já recebem nossa atenção, como é o caso da Amazônia, e em regiões cujo valor estratégico aumentou de forma exponencial, como o caso do pré-sal, nossa Amazônia azul”, disse, Dilma.
Confira documento oficial de compra F-X2,/span>A/a>
Confira perguntas e respostas sobre o tema
Fonte:
Portal Brasil
EBC
18/12/2013 19:05
Artigos Relacionados
Casagrande sugere audiência de Jobim sobre compra de aviões de combate pela FAB
Suecos e franceses disputam preferência para seus aviões de combate
CAS ANALISA PROIBIÇÃO DO FUMO EM AVIÕES E CONTROLE NA COMPRA DE PASSAGENS PELO GOVERNO
Governo brasileiro é autorizado a doar três aviões à Força Aérea do Paraguai
Audiência na CRE discute compra de caças suecos
Brasil decide por caças suecos para projeto da Força Aérea